Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Ana Cristina Carmelino is active.

Publication


Featured researches published by Ana Cristina Carmelino.


Linguagem em (Dis)curso | 2015

O que dizem do Brasil as piadas

Ana Cristina Carmelino; Sírio Possenti

Considerando-se que os textos humoristicos sao formas de veiculacao de discursos menos oficiais e operam frequentemente com estereotipos, o presente artigo propoe tratar de piadas do/sobre o Brasil, a fim de verificar nao so como o pais e estereotipado nesse tipo de producao, mas tambem em que medida a historia pode ou nao explicar tais enunciados, ja que eles retomam esquemas culturais mais ou menos solidos. A discussao ancora-se no conceito de estereotipo formulado pelas ciencias sociais e adotado por analistas do discurso de linha francesa (AMOSSY; HERSCHBERG-PIERROT, 2001; POSSENTI, 2010b). O corpus de analise e composto por piadas publicadas em ambientes virtuais. O estudo explicita alguns aspectos socioculturais recorrentes do Brasil que o estereotipam em geral de forma negativa, bem como confirma que as representacoes humoristicas nas suas formas e procedimentos forjam-se nos fluxos do tecido historico e social da vida.


Galáxia (São Paulo) | 2018

Press and graphic humor: the origin of “O amigo da onça”* in question

Ana Cristina Carmelino; Ana Beatriz Flores

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa 1 que investiga as raizes de “O amigo da onca”, historia em quadrinhos de humor criada pelo desenhista Pericles Maranha o (1924-1961) e publicada na revista O Cruzeiro , de 1943 a 1962. O personagem e uma das guras mais populares do humor gra co brasileiro e revela caracteristicas do cotidiano da sociedade no periodo em questao. O estudo corrobora uma informacao dada no meio jornalistico, mas que ate enta o na o havia sido con rmada: se “O amigo da onca” foi inspirado na se rie argentina “Enemigos del hombre”, feita por Guillermo Divito (1914-1969) e publicada a partir de 1938 na revista Patoruzu (1936-1977), editada em Buenos Aires. Para isso, partiu-se de um estudo comparativo que considera nao apenas o contexto de producao das series, mas tambem as caracteristicas dos personagens e o tipo de humor peculiar as histo rias. O arcabouco teorico advem especialmente de duas areas: a imprensa e o humor grafico.


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação | 2017

Produção gráfica humorística, imprensa esportiva e estereótipo: as narrativas de Maciota, na revista Placar

Ana Cristina Carmelino

O objetivo deste artigo e analisar tracos estereotipicos associados a identidade brasileira, a partir de producoes graficas de humor publicadas na imprensa esportiva brasileira. Criadas por Paulo Paiva e publicadas na revista esportiva Placar, as narrativas do personagem Maciota foram pouco estudadas no pais. As historias ficcionais apresentam situacoes vividas por um antiatleta no contexto do futebol. Considera-se que certos tracos estereotipicos tanto podem auxiliar na producao do humor e na consolidacao do antiatleta quanto podem reforcar a construcao de uma das identidades brasileiras: a malandragem. Dada a natureza do estudo, a fundamentacao teorica estabelece um dialogo interdisciplinar entre as areas da imprensa esportiva, do humor grafico e da analise do discurso. O corpus de analise compreende 140 historias sobre o personagem, publicadas na revista Placar de 1980 a 1983.


Linguagem em (Dis)curso | 2016

O ACRE NÃO EXISTE? NAS DESNOTÍCIAS, NÃO

Ana Cristina Carmelino; Karine Silveira

Neste artigo, o objetivo e mostrar que a referenciacao feita por expressoes nominais referenciais e/ou referenciais e atributivas e capaz de construir determinada identidade social para o estado do Acre. Para isso, analisam-se desnoticias, nome dado a textos humoristicos publicados no site Desciclopedia que parodiam noticias escritas por midias de renome. A discussao teorica ancora-se especialmente nos conceitos de identidade social e referenciacao, formulados, respectivamente, pela Analise de Discurso Critica e pela Linguistica Textual. O estudo explicita que a selecao de termos que compoem as expressoes nominais e responsavel por gerar certos efeitos de sentido. No caso em analise, busca-se construir identidades sociais de modo bem-humorado, visto que tais formas colocam em questao a existencia do Acre, tornando esse estado motivo de piada.


Lingüística | 2018

O pacto do insulto: variação estilística, moral e identificação em interações humorísticas

Ana Cristina Carmelino


Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação | 2018

PALAVRA, IMAGEM E AÇÃO: COMO SE CONFIGURA O ESTEREÓTIPO DE UM JOGADOR SACANA

Ana Cristina Carmelino


Signo | 2017

Me engana que eu gosto! Falácias como mecanismo de produção do riso

Ana Cristina Carmelino; Luiz Antonio Ferreira


Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação | 2017

A retórica da ironia em O amigo da onça

Ana Cristina Carmelino


PERcursos Linguísticos | 2017

A PAIXÃO DA CÓLERA EM “O AMIGO DA ONÇA”, DE PÉRICLES MARANHÃO

Ana Cristina Carmelino; Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento


Revista Letras | 2015

A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero

Ana Cristina Carmelino; Maria da Penha Pereira Lins

Collaboration


Dive into the Ana Cristina Carmelino's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar

Karine Silveira

Universidade Federal do Espírito Santo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Luiz Antonio Ferreira

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Maria da Penha Pereira Lins

Universidade Federal do Espírito Santo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Sírio Possenti

State University of Campinas

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge