Marcela Guimarães E Silva
Universidade Federal do Pampa
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Marcela Guimarães E Silva.
Revista Internacional de Relaciones Públicas | 2017
Joel Felipe Guindani; Marcela Guimarães E Silva; Leonardo Oliveira Marion
O presente artigo buscou observar as relacoes publicas na comunicacao organizacional das instituicoes religiosas. Para o estudo, escolheu-se como objeto de pesquisa o Centro Espirita de Umbanda Sao Jorge (CEU Sao Jorge), da cidade de Sao Borja, localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa visou compreender a comunicacao organizacional, a partir de suas tecnicas em relacoes publicas, procurando identificar, na instituicao, os instrumentos de comunicacao utilizados; analisar as formas de producao e de veiculacao desses instrumentos; diagnosticar os publicos do CEU; identificar as formas de comunicacao que acontecem durante as sessoes (como sao chamadas as reunioes dos fieis); e apontar as hierarquias e perceber como se dao as relacoes entre os sujeitos no espaco da instituicao. A metodologia escolhida foi a etnografia, que auxiliou na aproximacao com os sujeitos. Trata-se de uma observacao etnografica e nao propriamente de uma pesquisa etnografica, aos moldes de uma abordagem antropologica, mas comunicacional. Para se atingir os objetivos investigativos do trabalho, escolheu-se como metodologia de pesquisa a entrevista em profundidade e a pesquisa participante por serem as tecnicas metodologicas mais adequadas aos objetivos propostos. Como resultado, identificou-se que esse tipo de organizacao religiosa tambem e um espaco para a atuacao do profissional de relacoes publicas, porem com um olhar mais sensivel e focado nas relacoes interpessoais e no respeito ao outro, pois se nao ha comunicacao sem o respeito ao outro, e impensavel que haja relacoes publicas.
Animus | 2016
Marcela Guimarães E Silva; Tiago Costa Martins
A partir de um exercicio metodologico de tipo-ideal este artigo tem por objetivo compreender a dinâmica das multiplas realidades que envolvem o mundo social, especialmente o mundo dos gauchos campeiros oriundos do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. A compreensao da fenomenologia social, atraves do ensaio de Alfred Schutz sobre a obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, e a base comparativa para entender como o contexto social, as interacoes em co-presenca e as interacoes mediadas sao elementos que compoe o processo de construcao da realidade. O estudo empirico realizado com os gauchos do meio rural, especialistas nas atividades pastoris, destaca uma realidade particular e positiva para o entendimento do territorio, do desenvolvimento e da condicao de vida. Os resultados sob o ponto de vista fenomenologico sao pertinentes ao se analisar o contexto social e as interacoes estabelecidas no “âmbito de significado finito” na vida desses agentes sociais.
Comunicação & Inovação | 2018
Marcela Guimarães E Silva; Tiago Costa Martins
Revista_Mídia_e_Cotidiano | 2017
Marcela Guimarães E Silva
Conexão comunicação e cultura | 2017
Tiago Costa Martins; Marcela Guimarães E Silva
Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão | 2017
Carmen Carolina de Almeida Borsato; Tiago Costa Martins; Marcela Guimarães E Silva; Joel Felipe Guindani
Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão | 2017
Laura Oliveira Souza; Marcela Guimarães E Silva
Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão | 2016
Carmen Carolina de Almeida Borsato; Tiago Costa Martins; Caroline Fernandes da Silva; Ícaro Gracian da Silva Vieira; Marcela Guimarães E Silva; Joel Felipe Guindani
Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão | 2016
Raquel Teixeira Sanchotene; Joel Felipe Guindani; Marcela Guimarães E Silva; Tiago Costa Martins
Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão | 2016
Laura Oliveira Souza; Marcela Guimarães E Silva; Tiago Costa Martins; Joel Felipe Guindani; Andreza Caroline da Cruz