Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Vera Lúcia Bueno Fartes is active.

Publication


Featured researches published by Vera Lúcia Bueno Fartes.


Educação & Sociedade | 2002

Trabalhando e aprendendo: adquirindo qualificação em uma indústria de refino de petróleo

Vera Lúcia Bueno Fartes

The present article consists of a study focused on the analysis of processes of qualification acquisition experienced by industrial workers in the field of petroleum -petrochemicals. This research identified the loci of qualification acquisition of operatives working in three distinct oil process units, which differ from the others in terms of technological advancement and importance to the production process. A major finding of the study is that the place of work represents the main source of qualification for oil process operatives, independently of the unit investigated. Social milieu influences and knowledge acquired through school and professional education also proved to be important for the qualification process.


Cadernos De Pesquisa | 2008

Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais

Vera Lúcia Bueno Fartes

Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboracao dos projetos pedagogicos em tres instituicoes de educacao profissional e suas decorrencias para a reconstrucao das identidades pedagogicas e institucionais em um contexto de transicao nas politicas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelacoes a partir de microrrelacoes: as falas dos representantes das equipes pedagogicas, dos professores e gestores das instituicoes estudadas. Em que pesem os esforcos isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituicoes, reguladas por mecanismos de avaliacao das competencias formadas, por redefinicao de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliacao de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagogicas e institucionais.


Cadernos De Pesquisa | 2011

Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica.

Vera Lúcia Bueno Fartes; Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira Santos

O artigo discute a formacao dos professores da Educacao Profissional e Tecnologica no Brasil na perspectiva de construcao de uma cultura profissional diante das alteracoes ocasionadas pelas politicas publicas para essa modalidade de educacao no cenario mais amplo das exigencias, mudancas e crise global do capitalismo. A nocao de cultura tem a possibilidade heuristica de enfatizar a subjetividade dos atores num coletivo centrado nas relacoes com o conhecimento, uma vez que os saberes partilhados, que articulam praticas sociais e identidades coletivas, possibilitam atitudes reflexivas sobre os conhecimentos mobilizados em contexto de trabalho. Para o desenvolvimento dessas ideias, o texto esta organizado em quatro teses com o foco nos professores da Educacao Profissional e Tecnologica: a primeira tese poe em destaque os dilemas e paradoxos vividos por esses profissionais; a segunda discute os saberes docentes na perspectiva da experiencia profissional; a terceira aborda a identidade docente nesse tipo de curso como uma categoria historica e culturalmente situada e a quarta tese discute a autonomia dos professores diante do desenvolvimento cientifico e tecnologico e das regulacoes do modelo gerencial das instituicoes de ensino.


Cadernos De Pesquisa | 2014

A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas?

Vera Lúcia Bueno Fartes

Este artigo explora a cultura profissional dos grupos de pesquisa de um importante Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia, localizado na regiao Nordeste do Brasil, considerando os significados que pesquisadores e demais representantes institucionais dos grupos selecionados atribuem aos saberes, poderes e autonomias em suas interacoes sociais no processo de producao cientifica, tecnologica e de inovacao e a possivel emergencia de uma comunidade de praticas na referida instituicao. Como resultado, a pesquisa sinalizou para o fato de que, embora haja muitos grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico – CNPq –, sao poucos os que desenvolvem, com regularidade, atividades concernentes a pratica da pesquisa cientifica de modo a que se possa configurar uma comunidade reflexiva autonoma, empenhada em pensar sobre si mesma e em suas condicoes de trabalho e vida academica enquanto pesquisadores e produtores de conhecimento.


Praxis Educativa | 2010

Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos

Vera Lúcia Bueno Fartes; Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves


movimento-revista de educação | 2015

Um grupo profissional e suas relações: saberes e poderes na profissão docente

Cenilza Pereira dos Santos; Vera Lúcia Bueno Fartes


EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas | 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EPT: UM TEMA URGENTE E EMERGENTE PARA PESQUISA

Vera Lúcia Bueno Fartes; Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira Santos; Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves


Cadernos De Pesquisa | 2014

Apresentação: Epistemologias do conhecimento e saber profissionais

Vera Lúcia Bueno Fartes


Cadernos De Pesquisa | 2011

Apresentação - Formação e Saberes Profissionais: Perspectivas Brasil-Portugal

Vera Lúcia Bueno Fartes; Telmo H. Caria


V CONNEPI - 2010 | 2010

O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Vera Lúcia Bueno Fartes; Adriana Paula Quixabeira Rosa e Silva Oliveira Santos

Collaboration


Dive into the Vera Lúcia Bueno Fartes's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge