Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Elisa Battisti is active.

Publication


Featured researches published by Elisa Battisti.


Lingüística | 2016

PALATALIZAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NAS LÍNGUAS DO MUNDO: MOTIVAÇÃO ESTRUTURAL, SELEÇÃO DE GATILHOS E ALVOS

Elisa Battisti; Ben Hermans

portuguesEste artigo aborda a palatalizacao em portugues brasileiro (PB) e nas linguas do mundo, com os objetivos de esclarecer a motivacao estrutural da palatalizacao, explicar por que as consoantes plosivas coronais sao os alvos tipicos do processo, por que sao as unicas consoantes afetadas em PB e por que /i/, gatilho tipico da palatalizacao, e a unica vogal desencadeadora do processo nessa lingua. Com elementos abstratos C e V (van der Hulst 2005, 2011), propomos uma estrutura interna de segmento para representar consoantes e vogais e mostrar que a consonantalidade dos vocoides anteriores altos motiva a palatalizacao, processo que tende a afetar consoantes de estrutura similar ao gatilho. Distinguem-se estruturalmente palatalizacao plena e secundaria (Bateman 2007) e explica-se a selecao de gatilho e alvos da palatalizacao em PB como resultante do tipo mais restrito de palatalizacao plena, com alvo e gatilho maximamente identicos. EnglishThis paper is about palatalization in Brazilian Portuguese (BP) and cross-linguistically. It aims to show what the structural motivation of palatalization is, to explain why coronal stop consonants are the typical targets of palatalization, why they are the only targets of the process in BP, why /i/ is the typical trigger of palatalization and is the only trigger of the process in BP. With abstract elements C and V (van der Hulst 2005, 2011), we propose an internal structure of segments to show that the consonantality of high front vocoids is what motivates palatalization, a process that tends to affect consonants of similar structure to the trigger. We distinguish secondary and full palatalization (Bateman 2007) structurally and explain the selection of trigger and targets of palatalization in BP as the result of the most constrained kind of process, full palatalization with maximally identical trigger and targets.


Fragmentum | 2014

REALIZAÇÕES VARIÁVEIS DE VOGAIS TÔNICAS EM PORTO ALEGRE (RS): DITONGAÇÃO OU INGLIDING ?

Elisa Battisti

O presente artigo revisa a proposta de Bisol (1989, 1994, 2012) sobre a existencia de verdadeiros e falsos ditongos em portugues, para definir se a realizacao vocalica variavel de vogais tonicas (ne~ne ah , ai~a iah , tudo~t uah do) no falar de Porto Alegre (RS) e ditongacao. A revisao sugere que a realizacao tenha representacao subjacente monofonemica, como nos ditongos falsos. Contudo, a oitiva de entrevistas sociolinguisticas mostra que o processo nao e a ditongacao assimilatoria de Bisol. A analise acustica de dados prototipicos revela que ha aumento na duracao dessa realizacao. Ha centralizacao da porcao final da realizacao vocalica, o que e compativel com ingliding .


Cadernos do IL | 2012

A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DE VIBRANTE SIMPLES EM LUGAR DE MÚLTIPLA NO PORTUGUÊS FALADO EM FLORES DA CUNHA (RS): MUDANÇAS SOCIAIS E LINGUÍSTICAS

Elisa Battisti; Luisa Bitencourt Martins

O emprego de vibrante simples em lugar da multipla no portugues brasileiro falado em Flores da Cunha (RS), traco resultante do contato com a fala dialetal italiana,foi submetido a analise de regra variavel (LABOV, 1972, 1994, 2001, 2010). O emprego de vibrante simples regride na comunidade: os jovens sao os que menos aplicam a regra. O estudo etnografico (SPRADLEY, 1979) em Flores da Cunha revela que os jovens realizam praticas sociais inovadoras ao lado de praticas tradicionais. O emprego de vibrante simples em lugar da multipla e valorado como local, embora seja relativamente desprestigiado.


Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) | 2012

Palatalização das plosivas alveolares em Flores da Cunha (RS): variação linguìstica e práticas sociais

Elisa Battisti; Adalberto Ayjara Dornelles Filho

A palatalizacao variavel das plosivas alveolares no portugues brasileiro falado em Flores da Cunha e moderada, o que contribui para caracterizar o falar local. A analise de regra variavel (LABOV, 1972, 1994, 2001) de dados de 48 entrevistas sociolinguisticas de Flores da Cunha do BDSer revela uma proporcao total de aplicacao de 29%. Os condicionamentos sao tanto linguisticos quanto sociais e a palatalizacao progride na comunidade: jovens, vogal alta fonologica, habitantes de zona urbana e consoante-alvo desvozeada favorecem a palatalizacao. Na analise da variacao como pratica social (ECKERT, 2000), o estudo da rede social dos informantes mostra que a alta densidade da rede, nucleada por informantes de grupos etarios mais velhos, refreia a palatalizacao. O estudo etnografico revela que os habitantes de Flores da Cunha, em especial os jovens, realizam praticas sociais inovadoras ao lado de praticas tradicionais, introduzindo a palatalizacao na comunidade. O emprego das formas palatalizadas e valorado como nao local e e relativamente prestigiado.


Organon | 2004

HAPLOLOGIA SINTÁTICA E EFEITOS DE ECONOMIA

Elisa Battisti

Syntactic haplology (SH) is a sandhi rule which eliminates one of two contiguous identicalor partially identical syllables in a sentence (caldo de cana > cal de cana). Interpreting the results ofa variable rule analysis of SH on southern Brazilian Portuguese data according to Optimality Theory(PRINCE and SMOLENSKY, 1993; MCCARTHY and PRINCE, 1993,1995) implied discussing thenature of SH, if coalescence or deletion, and the markedness restriction involved. SH can be interpretedas a deletion process motivated by the requirement of avoiding sequences of identical or partiallyidentical syllabes, which is expressed by OCP.


Archive | 2017

Efeitos lexicais na vocalização variável da consoante /l/ em coda silábica no português brasileiro de contato com falares dialetais italianos

Elisa Battisti; Viviane Tebaldi Moras


Todas as Letras: Revista de Língua e Literatura | 2016

Significados Sociais do Ingliding de Vogais Tônicas no Português Falado em Porto Alegre (RS)

Elisa Battisti; Samuel Gomes de Oliveira


Gragoatá | 2016

A VOCALIZAÇÃO DA CONSOANTE LATERAL EM CODA SILÁBICA EM UMA VARIEDADE DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA EM TEMPO REAL

Elisa Battisti; Viviane Tebaldi Moras


Revista da ABRALIN | 2015

ANÁLISE EM TEMPO REAL DA PALATALIZAÇÃO DE /T/ E /D/ NO PORTUGUÊS FALADO EM UMA COMUNIDADE ÍTALO-BRASILEIRA

Elisa Battisti; Adalberto Ayjara Dornelles Filho


Archive | 2015

Variável sexo/gênero e alternâncias fonético-fonológicas em falares do Rio Grande do Sul

Elisa Battisti; Claudia Camila Lara

Collaboration


Dive into the Elisa Battisti's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar

Claudia Camila Lara

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Viviane Tebaldi Moras

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Samuel Gomes de Oliveira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Luisa Bitencourt Martins

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Ubiratã Kickhöfel Alves

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Ben Hermans

VU University Amsterdam

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge