Fernanda Müller
University of Brasília
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Fernanda Müller.
Educação & Realidade | 2017
Rhaisa Naiade Pael Farias; Fernanda Müller
Recent studies (Valentine, 1997; Mikkelsen; Christensen, 2009) have suggested that the experience of contemporary childhood in urban centers is increasingly lived in a fragmented way. In order to investigate such claim, this article aims to know the urban experiences of two girls and two boys who live in Brasilia, Federal District, Brazil. The study considered visual methods and the children were understood as key informants. Map-like model (Blaut et al., 2003) and photo-elicitation (Clark-Ibanez, 2004) were considered as tools for data generation. The analysis suggests that although children are directed to specialized and private spaces, their knowledge of the city is not limited.
Educação & Sociedade | 2014
Fernanda Müller; Brasilmar Ferreira Nunes
Discutimos no artigo, em forma de ensaio teorico, a especificidade da tematica infância e cidade, utilizando recortes analiticos oriundos das Ciencias Sociais. O artigo e organizado em tres secoes. A primeira explora os paradigmas nas Ciencias Sociais e de que forma eles se atentam para as criancas e a infância. Na segunda secao, a tematica infância e cidade e tratada, tendo como base teorica autores classicos da Escola de Chicago, comungados com autores contemporâneos que refletem sobre esta relacao. Ja na terceira secao observamos as interacoes das criancas no meio urbano; o potencial de uso e apropriacao da cidade pelas criancas e contrastado com o poder do adulto. Ao problematizar esses tres aspectos avancamos na compreensao da relacao entre infância e cidade e sugerimos a necessidade de transforma-la em uma linha de pesquisa.
Educação (Porto Alegre, Online) | 2018
Fernanda Müller
O artigo apresenta uma agenda de pesquisa em andamento sobre a mobilidade urbana de criancas em Brasilia (DF). A mobilidade urbana de criancas que residem em Regioes Administrativas do Distrito Federal diferentes daquela onde estudam foi tratada tomando-se como campo uma escola-classe do Plano Piloto. O desenho metodologico compreendeu a sessao de um curta-metragem seguido de um debate, a realizacao de um desenho e uma entrevista individual com cada crianca. Possibilitou acessar experiencias de 243 criancas de pre-escola e Ensino Fundamental/Anos Iniciais. Os dados gerados permitiram uma analise sobre os modais e itinerarios realizados, pessoas que acompanham as criancas nos percursos e interacoes. A mobilidade das criancas e bem mais complexa do que sugerem as pesquisas quantitativas de origem/destino. Combinacoes de modais, arranjos com parentes e amigos e outras estrategias de acomodacao das necessidades de transporte das criancas sao bastante frequentes.
Educational Review | 2018
Viviane Fernandes Faria Pinto; Fernanda Müller; Juarez José Tuchinski dos Anjos
RESUMO: A criação de Brasília ocorreu em meio a utopias, sobretudo a de superar os problemas sociais dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma das estratégias encontradas por Anísio Teixeira foi a apresentação de um projeto educacional inovador, baseado no acesso irrestrito à educação pública da pré-escola à universidade. Ao contrastar o passado e o presente, procuramos evidenciar aspectos das desigualdades na nova capital com foco na Educação Infantil, analisando dois recortes temporais: 1) acontecimentos documentados nos primeiros anos após a fundação da capital; e 2) dados contemporâneos de renda e de acesso à Educação Infantil. Demonstramos que a exclusão social que marca a capital remonta a sua fundação e persiste para além das divisões geográficas entre o Plano Piloto e as demais Regiões Administrativas do Distrito Federal. As desigualdades também são observadas no sistema educacional, sobretudo na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil; Desigualdade Social; Distrito Federal.
Cadernos Metrópole | 2018
Fernanda Müller; Leonardo Monteiro Monasterio; Cristian Pedro Rubini Dutra
This study analyzes children’s mobility on schoolhome-school routes in the Federal District of Brazil. Based on a study of children who attend two public educational intuitions located in the Pilot Plan of Brasilia (a day-care center and an elementary school), it was possible to profi le their circulation patterns. After presenting the Brasilia planners’ initial conception for children’s mobility, the study analyzes the data generated by the survey. Results show that only 4% of the children go to school on foot and 57% travel more than 20km a day in their home-school-home routes. That is, the urban structure of the city and the limited supply of public education led to the failure of the utopian plans for Brasilia.Resumo Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.
Revista Brasileira de Sociologia - RBS | 2017
Lucélia de Almeida Silva; Fernanda Müller
O objetivo do artigo e analisar o uso do tempo de dois bebes no contexto familiar e em uma creche publica. Para a geracao de dados foi utilizado o Diario de Uso do Tempo e entrevistas com as maes dos bebes. Dentre as atividades cotidianas dos bebes, elegemos o sono para analise e recorremos ao quadro conceitual de Erving Goffman. Ao compararmos o uso do tempo de ambos os bebes nos diferentes contextos observamos que o sono, mais que uma necessidade biologica, tambem e socialmente regulado por rotinas e rituais que configuram o ethos da situacao social. Em casa a organizacao do tempo seguiu tanto as necessidades do bebe quanto a organizacao social da familia. Na creche houve uma estruturacao mais rigida do tempo.
Pro-Posições | 2014
Lucélia de Almeida Silva; Fernanda Müller
. Esse breve le-vantamento nos permite afirmar que, embora 25% das resenhas publicadas no periodo tenham tratado de obras sobre a infância e a educacao das criancas pequenas, somente uma de-las deu visibilidade aos bebes.Certamente, pensar nos mundos sociais dos bebes e um desafio de extrema relevância, o que a propria
Linhas Críticas | 2014
Fernanda Müller
ETD: Educação Temática Digital | 2012
Fernanda Müller
Zero-a-seis | 2018
Ana Paula Pereira Gomes Gibim; Fernanda Müller
Collaboration
Dive into the Fernanda Müller's collaboration.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
View shared research outputs