Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Flávia Schilling is active.

Publication


Featured researches published by Flávia Schilling.


Educação & Sociedade | 2011

Gênero, sexualidade e educação formal no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006

Cláudia Pereira Vianna; Maríliia Pinto de Carvalho; Flávia Schilling; Maria de Fátima Salum Moreira

Este artigo apresenta resultados da pesquisa Democratizando o conhecimento: o estado da arte sobre genero e educacao formal como subsidio para a formulacao de agendas e acoes de politicas governamentais e nao governamentais. Desenvolvida entre 2006 e 2007, teve por objetivo atualizar, sistematizar e difundir o conhecimento acumulado na producao academica nacional sobre a educacao formal em seu cruzamento com as tematicas de genero, mulheres e/ou sexualidade. Organizou-se um banco de dados com 1.213 titulos e resumos de dissertacoes, teses e artigos. Aqui destacamos os desafios de carater teorico, voltados para uma melhor compreensao dos conceitos perseguidos pelo levantamento, e os de carater metodologico, tais como a definicao dos descritores e de fontes a serem investigadas. Concluimos com a apresentacao de tabelas e graficos que tracam um retrato inicial do material disponivel na base e indicam que as tematicas foram objeto de interesse crescente dentro do periodo estudado.This paper refers to the results of a research called Democratizing knowledge: the state-of-the-art about gender and formal education as a resource to formulate governmental and nongovernmental agendas and political actions. Conducted through 2006-2007, it was meant to analyze, systematize and divulge the knowledge accumulated by the Brazilian academic production on the relationship between formal education and the themes of gender, women, and/or sexuality. It organized a database with the titles and abstracts of 1.213 dissertations, thesis, or papers. The present text highlights both the theoretical challenges, related to understanding the concepts pursued by the survey, and the methodological ones, such as descriptor definition and the sources to be investigated. It finally presents tables and graphics that draws an initial picture of the material available on the database and indicates the growing interest for these themes within the period studied.


Educação e Pesquisa | 2013

Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa?

Flávia Schilling

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por titulo Direitos humanos, justica e violencia: percepcoes sobre a escola justa. O ponto de partida foi a constatacao do impasse e da circularidade do debate sobre a violencia, a reproducao das desigualdades e o desrespeito as diferencas no cotidiano escolar. Como enfrentar de forma mais obliqua os conflitos que ai acontecem, lidando de outra maneira com as demandas por uma escola mais justa e pensando em praticas que nos podem permitir ocupar outro lugar? Na pesquisa, realizamos uma sistematizacao do debate teorico sobre justica/injustica e um estado da arte acerca do debate academico sobre a questao, ambos com foco sobre as producoes que cercam a escola, alem de dois estudos empiricos. Neste texto, que e necessariamente um recorte de uma pesquisa mais ampla, apresentamos os resultados das percepcoes sobre o justo/injusto coletadas entre alunas(os) do curso de pedagogia da Universidade de Sao Paulo e estudantes do ensino medio, professores e gestores de uma escola publica de Sao Paulo. Tais resultados foram obtidos a partir da analise das respostas a uma questao que implicava um relato de uma situacao justa ou injusta no mundo e de uma situacao justa ou injusta na escola. Encontramos uma forte enfase na percepcao sobre a injustica, tanto nos relatos sobre o mundo, quanto naqueles sobre a escola, comprovando a discussao teorica de que o positivo e a percepcao da injustica. Essas percepcoes sao apresentadas a partir de algumas categorias construidas, e o artigo se encerra com uma breve exposicao das propostas sobre o que seria uma escola justa.


Pro-Posições | 2012

Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito à educação

Giovanna Modé Magalhães; Flávia Schilling

Entender como esta sendo realizado o direito humano a educacao para os e as imigrantes da Bolivia que vivem em Sao Paulo e o principal objetivo deste estudo, que se insere no ponto de encontro entre dois debates globais contemporâneos: de um lado, os que envolvem a complexidade das migracoes internacionais e, de outro, os que tratam das tensoes relativas a universalizacao de direitos em sociedades desiguais e discriminatorias. Ao longo da pesquisa, analisamos a legislacao nacional e internacional e percorremos a literatura contemporânea sobre migracoes internacionais e sua interface com o campo dos Direitos Humanos, em especial problematizando a relacao entre os direitos de todos e os direitos dos cidadaos - dado que muitos que integram o grupo pesquisado vivem em situacao irregular no Brasil, o que nao lhes tira a garantia da realizacao de direitos fundamentais. Para uma melhor compreensao dessa dinâmica, visitamos locais de convivencia dos imigrantes bolivianos(as) na cidade, realizamos encontros com representantes das organizacoes que atuam com o tema e, finalmente, fizemos 16 entrevistas com estudantes, maes, pais, professores(as) e funcionarios de escolas publicas da capital.


Cadernos De Pesquisa | 2016

Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa

Flávia Schilling; Carla Biancha Angelucci

This paper is based on a review of the theories that discuss the social role of school, mainly regarding its objectives and how it handles conflict. We discuss research results conducted with students from high school, youth and adult education and higher education, as well as Sao Paulo’s public school teachers, about their perception of fairness and unfairness at school. We propose some articulations of the conflicts experienced in school and the development of conditions offensive to humanity. The experience of “fairness” would be related to the social recognition of the conditions of everyday life. Therefore, the narrative stops being centered around violence, as an abstract idea, which expresses itself as pathological bodies, to be understood as a public scene, centered around asocial context reified and experienced by subjects who, directly or indirectly, have their dignity degraded.


Cadernos De Pesquisa | 2013

República de crianças. Sobre experiências escolares de resistência.

Flávia Schilling


Educação e Pesquisa | 2008

Como incluir? O debate sobre o preconceito e o estigma na atualidade

Flávia Schilling; Sandra Galdino Miyashiro


Cadernos De Pesquisa | 2008

La construcción del género en las políticas públicas: perspectivas comparadas desde América Latina

Flávia Schilling


Estudos de Sociologia | 2008

A EDUCAÇÃO NA PRISÃO: HESITAÇÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES

Mariângela Graciano; Flávia Schilling


Universitas Psychologica | 2008

Educação em direitos humanos: reflexões sobre o poder, a violência e a autoridade na escola

Flávia Schilling


ETD: Educação Temática Digital | 2018

Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo.

Flávia Schilling

Collaboration


Dive into the Flávia Schilling's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

A.Z. Andrade

University of São Paulo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Juliana Santos

University of São Paulo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge