Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Helena de Fátima Nunes Silva is active.

Publication


Featured researches published by Helena de Fátima Nunes Silva.


Perspectivas Em Ciencia Da Informacao | 2007

Produção científica em ciência da informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras

Leilah Santiago Bufrem; Helena de Fátima Nunes Silva; Cecília Lícia Silveira Ramos; Medina Fabian; Tidra Viana Sorribas

An analysis of the thematics of Scientific Production in articles from Brazilian journals in the field of Information Science is presented. A sampling of 314 titles from a database of Brazilian periodicals in the domain of Information Science (BRAPCI) was performed. Three concerning areas were detected: the strictly-speaking scientific production, in its occurrences; the analysis of this production, and the types of production, such as periodicals, theses, dissertations, and gray literature.


Informação & Informação | 2011

Práticas gerenciais em gestão do conhecimento: um estudo da aplicação em empresas juniores.

Eduardo Michelotti Bettoni; Eliane Xavier Silveira; Helena de Fátima Nunes Silva

Analisa o comportamento da empresa junior JR Consultoria, da Universidade Federal do Parana, com relacao as dimensoes necessarias para aplicacao de Gestao do Conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratorio-descritiva, apoiada em um estudo de caso e revisao de literatura. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionario online com os membros da Organizacao, contendo perguntas fechadas relacionadas as dimensoes de Gestao do Conhecimento. No segundo momento, esses resultados foram comparados ao cenario nacional, com vistas a pontuar semelhancas e diferencas entre a empresa Junior e os outros tipos de organizacao. Os resultados apontam o cenario estudantil com maior propensao as praticas de Gestao do Conhecimento, pelo carater experimental, para o qual, erros e acertos trazem consequencias com menor impacto em relacao as outras organizacoes. As empresas juniores sao fomentadoras da experiencia de mercado aos graduandos e neste sentido as praticas gerenciais que possibilitem um ambiente propicio a troca e criacao de conhecimento podem ser consideradas como formas de multiplicar a ideia de Gestao do Conhecimento no mundo empresarial.


Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação | 2018

Práticas do pensamento enxuto para a gestão estratégica da informação e do conhecimento

Rodrigo de Castro Freitas; Helena de Fátima Nunes Silva; Ricardo Siebenrok Odorczyk; Maria do Carmo Duarte Freitas

A aplicacao dos principios do Pensamento Enxuto (Lean Thinking) determina a estrutura e os processos nas organizacoes que, mediante a eliminacao de desperdicios e iniciativas de melhoria continua, buscam obter melhores niveis de produtividade e eficiencia. Nesse cenario, os processos de gestao da informacao e do conhecimento organizacional sao relevantes, visto que o reconhecimento da importância estrategica da informacao e a disseminacao do conhecimento entre as diferentes funcoes da organizacao sao fatores criticos para o alcance de desempenho superior. Assim, o objetivo deste estudo e identificar que praticas do Pensamento Enxuto sao fatores facilitadores para a criacao e disseminacao de conhecimento organizacional. Trata-se de uma pesquisa com base em uma revisao bibliografica da producao cientifica desenvolvida no periodo de 2007 a 2016 sobre estudos que abordaram aspectos da gestao de conhecimento organizacional em contextos de aplicacao dos principios do Pensamento Enxuto, depositados nas bases de dados Scopus, Lista–Ebsco, Emerald, Web of Science e Science Direct. O metodo adotado e o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). A revisao de literatura evidenciou a existencia das seguintes praticas do Pensamento Enxuto, em suas aplicacoes, que facilitam a criacao e disseminacao de conhecimento organizacional: estrutura organizacional, autonomia, mecanismos de integracao, replicacao de conhecimento, ambidesteridade contextual, aprendizagem e uso de ferramentas Lean. As caracteristicas identificadas nestas praticas tornam possiveis todas as fases do processo de conversao de conhecimento (processo SECI) e estimulam redes de interacoes nas quais o conhecimento e criado, compartilhado e utilizado pelas pessoas nos ambientes organizacionais. Ainda se concluiu que a aplicacao dos principios do Pensamento Enxuto, via de regra, possibilita ganhos de eficiencia e produtividade, que sao auferidos pela eliminacao de desperdicios nos processos de trabalho e que promove o desenvolvimento de um contexto adequado para a gestao do conhecimento organizacional.


Perspectivas Em Ciencia Da Informacao | 2017

Determinantes do compartilhamento do conhecimento visando a cooperação internacional em ciência e tecnologia no Brasil

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz; Helena de Fátima Nunes Silva; Paulo Henrique de Almeida

Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento entre os Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) e os pesquisadores vinculados as Instituicoes de Ensino e Pesquisa (IEP) localizadas no pais. A pesquisa consistiu na identificacao dos proponentes dos projetos de pesquisa aprovados nas chamadas realizadas em 2013 pelo CNPq por meio do Programa Ciencia Sem Fronteiras. A coleta de dados foi realizada junto aos pesquisadores das IEP que receberam os pesquisadores estrangeiros, por meio de.um questionario on-line. A analise foi feita por meio da estatistica descritiva e analise fatorial exploratoria e confirmatoria. Os resultados encontrados permitiram a categorizacao de cinco fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento: Organizacao Receptora, Redes e Recompensas, Caracteristicas do Transmissor, Gestao e Tecnologia.


Em Questão | 2014

Contribuições do Movimento Nós Podemos Paraná para a criação e compartilhamento de conhecimentos

Isabela Drago; Helena de Fátima Nunes Silva; Karoline Aparecida Scroch Sato

Pesquisa descritiva sobre as contribuicoes do Movimento Nos Podemos Parana para a criacao e o compartilhamento de conhecimentos. Caracteriza, a partir de levantamento documental, a metodologia do Movimento e apresenta o papel e a importância de cada uma de suas estruturas: Nucleo Articulador, Circulo de Dialogo, Circulo de Conhecimento, Nucleo Local de Trabalho e Grupos de Projetos. Analisa os Circulos de Dialogo e os Circulos de Conhecimento, alem da constituicao e caracteristicas dos Nucleos Locais de Trabalho, apontando as barreiras para o compartilhamento de conhecimentos e o potencial destes enquanto comunidade de pratica. Conclui que o Nucleo estudado pode ser considerado uma comunidade de pratica, na fase de Maturidade e os seus membros engajam-se, criam e desenvolvem projetos comuns, renovando os interesses, o comprometimento e o relacionamento e pelo resultado positivo de seus projetos e referencia na regiao.


Perspectivas Em Ciencia Da Informacao | 2012

As contribuições relativas ao uso de eventos/fóruns para constituição de comunidades de práticas e expressão da inteligência coletiva: o caso do Bibliocontas

Helena de Fátima Nunes Silva; Aline Elis Arboit; Andrea Karina Garcia; Camila Fernanda Rigoni

This paper reflects on the Communities of Practice (CoPs) under the perspective provided by Pierre Levy’s concept of Collective Intelligence. It describes Levy’s viewpoint, with the intention to establish a dialogue with the concept of the CoPs created by Etienne Wenger. It points out some elements found in conventions/forums, of the Bibliocontas Group (a group formed by information professionals who function in the Brazilian Court of Auditors), that could contribute for the creation of communities of practice. It notes that the conventions/forums are channels of integration for the effectivity of a community of practice whose result promotes the transformation of people, the formation of identities, and the negotiation of meanings for the professional activity. It observes that the collective construction of knowledge has been materialized in the form of directives and actions that have been or are to be implemented by the institutions to which the participants of the group in question, and the result of analysis of quantitave data that indicates a steady growth of messaging in the virtual environment and increase the number of participants in the group.


Revista Contabilidade & Finanças | 2008

ORÇAMENTO EMPRESARIAL: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO DE 1995 A 2006

Rita Mara Leite; Ana Paula Mussi Szabo Cherobim; Helena de Fátima Nunes Silva; Leilah Santiago Bufrem


RAI: Revista de Administração e Inovação | 2014

Programas de gestão de ideias e inovação: as práticas das grandes empresas na região sul do Brasil

Carlos Olavo Quandt; Helena de Fátima Nunes Silva; Alex Antonio Ferraresi; José Roberto Frega


AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento | 2011

Metodologias que estimulam o compartilhamento de conhecimento: a experiência do Global Forum América Latina - GFAL

Isabela Drago; Karoline Aparecida Scroch Sato; Maxiliano Ribeiro; Helena de Fátima Nunes Silva


Informação & Informação | 2013

A Gestão do Conhecimento sob a perspectiva das sete dimensões: o caso do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria

Karoline Aparecida Scroch Sato; Helena de Fátima Nunes Silva; Isabela Drago

Collaboration


Dive into the Helena de Fátima Nunes Silva's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Sônia Maria Breda

Federal University of Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Isabela Drago

Federal University of Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Carlos Olavo Quandt

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge