Ivone Félix de Sousa
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Ivone Félix de Sousa.
Psicologia: Teoria E Pesquisa | 2009
Ivone Félix de Sousa; Helenides Mendonça
This study aimed to analyze the mediational power of the affective organizational commitment in the relation among the perceptions of distributive, procedural, and interactional justice and burnout. Participants were 233 university professors. The following instruments were used: Maslach Burnout Inventory, Organizational Justice Perception Scale, and Organizational Commitment Questionnaire. We analyzed the mediational power of commitment in the relation between perception of justice and burnout, from a hierarchical regression. The mediational power of commitment was confirmed in the relationship between the perceptions of distributive justice and exhaustion. It can be concluded that the perceptions of injustice in the form of resource distribution may lead university professors to exhaustion, which might be more likely to happen if there is lack of commitment.
Social Science & Medicine | 2016
Bruna Arrais Dias; Marília Neves Pereira; Ivone Félix de Sousa; Rogério José de Almeida
Objetivos: Avaliar a qualidade de vida de medicos residentes de um hospital escola situado na cidade de Goiânia, Goias. Metodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de um censo entrevistando todos os medicos residentes do hospital. Foram aplicados dois questionarios, sendo um com dados sociodemograficos e ocupacionais e o outro o instrumento World Health Organization Quality of Life - Bref (WHOQOL-Bref), que avalia a qualidade de vida. A analise estatistica utilizada foi a parametrica, com o uso da escala intervalar, analise de variância Scheffe e teste do qui-quadrado, considerando o nivel de p<0,05. Resultados: Foram entrevistados 84 medicos residentes, com media de idade de 29,8±3,6 anos, sendo 54 (64,3%) do sexo feminino e 53 (63,1%) solteiros. Trinta e oito entrevistados estavam cumprindo o primeiro ano de residencia medica, 39 o segundo ano e sete o terceiro ano. A media da carga horaria semanal era de 63,19±11,30 horas, e 56 (66,7%) referiram possuir outro emprego alem da residencia. A qualidade de vida total apresentou o escore 3,44±0,54, o dominio fisico 3,51±0,61, o psicologico 3,43±0,63, o de relacoes sociais 3,42±0,80 e o de meio ambiente 3,39±0,54. A percepcao da qualidade de vida apresentou um escore de 2,99±1,00 e a satisfacao pessoal com a saude de 3,04±1,17. Os homens apresentaram escore mais alto para a qualidade de vida total (media 3,64) do que as mulheres (media 3,32) (p=0,005). A diferenca significativa entre os sexos apareceu tambem no dominio fisico (p=0,005) e psicologico (p=0,004), nos quais as mulheres apresentaram escores mais baixos (medias respectivamente de 3,8 e 3,7) do que os homens (medias respectivamente de 4,3 e 4,2). Conclusoes: A analise geral da qualidade de vida apresentou uma media boa, sendo todos os dominios enquadrados nesta classificacao. A autoavaliacao evidenciou uma percepcao regular da propria qualidade de vida. O sexo feminino foi preditor de pior qualidade de vida geral e nos dominios fisico e psicologico.
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia | 2017
Chadi Emil Adamo; Marina Tomaz Esper; Gabriela Cunha Fialho Cantarelli Bastos; Ivone Félix de Sousa; Rogério José de Almeida
1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, Curso de Medicina. Goiânia, Goiás, Brasil. 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Curso de Psicologia. Goiânia, Goiás, Brasil. 3 Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, Curso de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde. Goiânia, Goiás, Brasil.Objetivo: Verificar, em idosos da Universidade Aberta para Terceira Idade (UnATI) da PUC Goias, Goiânia, Brazil, se a qualidade de vida e maior ou menor entre os veteranos participantes da UnATI e calouros, e avaliar se existe diferenca estatistica significativa entre homens e mulheres, calouros e veteranos na obtencao da qualidade de vida. Metodo: Estudo observacional de caso-controle com abordagem quantitativa realizado com 100 idosos da UnATI. Foram pesquisados 50 calouros e 50 veteranos e aplicados dois questionarios, sendo um com dados sociodemograficos e o outro o World Health Organization Quality of Life - Old (WHOQOL-OLD) que avalia a qualidade de vida em idosos. Foram feitas analises descritivas (porcentagem, media e desvio-padrao), de variância (ANOVA) e multivariada de variância (MANOVA), aplicando-se p≤0,05 para os dados estatisticamente significantes. Resultados: A maioria dos idosos era do sexo feminino (90%), com idade entre 60 e 86 (media de 68,37±5,28) anos. A qualidade de vida total apresentou score de 3,68±0,50 (calouros) e 3,87±0,55 (veteranos). Houve diferenca estatistica significativa nos dominios: funcionamento do sensorio (veteranos =4,28±0,65 e calouros =3,95±0,80) (p=0,025); atividade passada, presente e futura (veteranos =4,0±0,72 e calouros =3,59±0,79) (p=0,008). A analise multivariada da variância identificou que a qualidade de vida total, tanto nos participantes do sexo masculino (calouros =3,15 e veteranos =4,21) quanto nos do sexo feminino (calouras =3,78 e veteranas =3,86), alcancou scores mais altos depois que se tornaram alunos veteranos (p=0,007). Conclusao: Os alunos veteranos apresentaram uma maior qualidade de vida do que os novos alunos ingressantes. A educacao continuada proporcionada pela UnATI tem um impacto positivo na qualidade de vida dos idosos.
Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde | 2009
Ivone Félix de Sousa; Helenides Mendonça; Daniela Sacramento Zanini; Elias Nazareno
Archive | 2013
Helenides Mendonça; António Caetano; Maria Cristina Ferreira; Ivone Félix de Sousa; Ana Silva
Revista Psicologia e Saúde | 2009
Ivone Félix de Sousa; Helenides Mendonça; Daniela Sacramento Zanini
Arquivos de Ciências da Saúde | 2018
Fernanda Leão de Faria; Mariana Machado Labre; Ivone Félix de Sousa; Rogério José de Almeida
Revista de Ciências Médicas | 2017
Joana D´Arc Silvério Porto; Salvador Rassi; Sebastião Benício da Costa Neto; Ivone Félix de Sousa
Fragmentos de Cultura | 2016
Ariana Costa Cadurin; Diego José Fernandes; Andréa Batista Magalhães; Ivone Félix de Sousa; Rogério José de Almeida
Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná | 2016
Israel da Silva Arantes; Ivone Félix de Sousa; Rogério José de Almeida
Collaboration
Dive into the Ivone Félix de Sousa's collaboration.
Gabriela Cunha Fialho Cantarelli Bastos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
View shared research outputs