Jandir Ferrera de Lima
Université du Québec
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Jandir Ferrera de Lima.
Análise Econômica | 2006
Jandir Ferrera de Lima; Lucir Reinaldo Alves; Moacir Piffer; Carlos Alberto Piacenti
O objetivo deste artigo e o de analisar o desempenho setorial das mesorregioes do Parana, no periodo de 1991 a 2000. Foi utilizado o metodo de analise regional. Os resultados apontaram uma concentracao das atividades secundarias e terciarias nas mesorregioes com maior densidade populacional do Estado, quais sejam: Oeste, Norte Central e Metropolitana de Curitiba. Outrossim, verificou-se que a dinâmica do Estado esta pautada nas atividades secundarias e terciarias, com destaque para o comercio e setor publico.
Revista De Economia E Sociologia Rural | 2006
Jandir Ferrera de Lima; Lucir Reinaldo Alves; Sandra Mara Pereira; Elvanio Costa de Souza; Paulo Roberto Joner; Adriano de Camargo; Éderson Junior Rodrigues; Pedro Eduardo P. de Andrade
This article analyzes the lands uses in the Parana State, Santa Catarina State and Rio Grande do Sul State in Brazil. The regional analy-sis period is 1975 and 1995. The localization and specialization pointers had been used indicating of having as changeable the area in busy hec-tares in the diverse uses, as the Farming Census. The results had pointed that the space standard of the lands uses in the Brazilian South region presents strong space reorganization in Parana State, the intensive use of the natural pastures in the Parana and the Rio Grande do Sul States and the biggest diversification in the use lands in Santa Catarina State. The regional analysis demonstrated to a trend to the redistribution and reorganization that is still not consolidated.
Revista Capital Científico - Eletrônica | 2014
Paulo César da Silva Ilha; Jandir Ferrera de Lima; Bárbara Françoise Cardoso; Daliane Rahmeier
Crescimento economico nao tem sido suficientemente capaz de assegurar o desenvolvimento. No Brasil, observa-se que os municipios que crescem mais sao geralmente aqueles que menos distribuem a sua riqueza. Nesta perspectiva, esse trabalho apresenta uma comparacao entre o crescimento e o desenvolvimento economico dos municipios da microrregiao de Marechal Cândido Rondon. A abordagem faz diferencas significativas entre estes conceitos, utilizando-se a taxa geometrica de crescimento do PIB e do Indice Firjan de Desenvolvimento Municipal, bem como o Quociente Locacional. Os resultados mostraram que os municipios apresentam condicoes socioeconomicas dinâmicas, comparativamente com a media brasileira e paranaense, mas as evidencias encontradas apontam para um caminho preocupante, o da concentracao de renda.
Revista Geografar | 2013
Katia Fabiane Rodrigues; Jandir Ferrera de Lima
Esse artigo analisa o estagio de desenvolvimento sustentavel das mesorregioes Paranaenses no periodo de 2002 a 2008. Para compreender qual e o estagio de desenvolvimento sustentavel, foi elaborado o Indice de Desenvolvimento Regional Sustentavel (IDRS), fazendo uso de variaveis economicas, sociais e ambientais. Como corolario, foi constatado, que as mesorregioes, Metropolitana de Curitiba, Norte Central e Oeste sao as mais sustentaveis do Estado do Parana, pois apresentaram um otimo desempenho na estrutura economica, social e ambiental. Porem, a mesorregiao Centro Ocidental e a menos sustentavel do Estado, pois mesmo possuindo uma economia solida, tal estrutura nao proporcionou avancos significativos na qualidade de vida da populacao.
Desenvolvimento em Questão | 2013
Lucir Reinaldo Alves; Lizandra Bilha Cruz; Jandir Ferrera de Lima; Moacir Piffer
Resumen pt: Este artigo analisou o estoque de capital social na microrregiao de Toledo, no Oeste do Estado do Parana. Utilizou-se a metodologia apresentada por Olive...
Canadian journal of Latin American and Caribbean studies | 2005
Jandir Ferrera de Lima; Carlos Alberto Piacenti; Lucir Reinaldo Alves
Resumo O objetivo deste artigo é analisar o comportamento da ocupação da mão-de-obra agrícola no Brasil, durante os ciclos de produção agrícola extensiva e intensiva, entre 1960 e 2000. Depois da década de 1930, a economia brasileira passou por profundas transformações. A modernização da produção rural é um produto dessas transformações que marcam a evolução da estrutura de produção capitalista. Este processo ou ciclo de modernização acentuou-se a partir da década de 60, caracterizando-se em ciclos tecnológicos e formas de organizar o processo produtivo. No contexto brasileiro, com as mudanças nas políticas de crédito agrícola e a formação dos complexos agroindustriais, hou-ve urna inversão no modelo intensivo. Este passou a ser mais intensivo na exploração das terras e da mão-de-obra, mas extensivo nos impactos sociais e ambientáis. O resultado final foi a exclusão daqueles que foram incapazes de adaptar-se aos novos modelos de produção agrícola e ao aumento do éxodo rural.
Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR | 2003
Carlos Alberto Piacenti; Jandir Ferrera de Lima; Lucir Reinaldo Alves; Cristiano Stamm; Moacir Piffer
Anais | 2016
Ricardo Rippel; Jandir Ferrera de Lima; Lucir Reinaldo Alves; Carlos Alberto Piacenti
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD | 2012
Carlos Alberto Gonçalves; Lucir Reinaldo Alves; Jandir Ferrera de Lima; José Luiz Parré
Pesquisa & Debate. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política. ISSN 1806-9029 | 2007
Jandir Ferrera de Lima; Lucir Reinaldo Alves; Elvanio Costa de Souza; Sandra Mara Pereira