Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Juliane Mônica Ruthes is active.

Publication


Featured researches published by Juliane Mônica Ruthes.


Revista Brasileira de Geografia Física | 2013

Uso de Sistema de Informação Geográfica na Determinação do Fator Topográfico da Bacia do Rio Catorze, Sudoeste do PR (Use of Geographic Information System to Determine the Topographic Factor of Catorze River Watershed, Southwest PR)

Juliane Mônica Ruthes; Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes

Este estudo foi desenvolvido para estimar o fator topografico da bacia hidrografica do rio Catorze, no municipio de Francisco Beltrao – PR atraves do uso de SIG. Para isso, utilizou-se o software Spring 5.1.8, onde se editaram os rios, formando a rede hidrografica da bacia do rio Catorze. Editaram-se ainda, as curvas de nivel, gerando uma grade retangular com os valores hipsometricos da Bacia, observando-se uma altimetria entre 540 e 962 m. Com isso, pode-se gerar uma matriz da declividade da Bacia, em porcentagem. Editaram-se os divisores de agua, e tendo a hidrografia da Bacia como linha de quebra, gerou-se os comprimentos de rampa. Para a realizacao do fator topografico utilizou-se a linguagem LEGAL do software Spring, associando a declividade da bacia do rio Catorze com os comprimentos de rampa, resultando no fator LS. Posteriormente, produziram-se as cartas de declividade, comprimento de rampa e fator topografico com o auxilio do software Scarta 5.1.8. A declividade na Bacia apresenta-se ondulada a forte-ondulada e o comprimento de rampa se encontra entre 10 e 30 metros. Os valores encontrados para o fator LS, de maneira geral, sao medianos, indicando baixa suscetibilidade a erosao devido a topografia da Bacia. Porem, nas nascentes da Bacia onde o relevo e mais ingreme, podem-se relacionar os altos valores do fator LS aos comprimentos de rampa e as declividades mais elevadas, mostrando a influencia desses fatores na vulnerabilidade a erosao laminar.


Revista Brasileira de Geografia Física | 2012

Propriedades do Solo da Bacia Hidrográfica do Rio Catorze que Intensificam a Erosão Laminar (Soil Properties of Catorze River Watershed that Enhance Erosion Laminar)

Juliane Mônica Ruthes; Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes

Este estudo foi desenvolvido tendo como objetivo estimar a suscetibilidade a erosao dos solos da bacia hidrografica do rio Catorze, no municipio de Francisco Beltrao – PR. Coletaram-se amostras ao longo da Bacia, em horizonte superficial, e posteriormente, desenvolveu-se analise granulometrica. Partindo dos resultados da analise, utilizou-se da equacao desenvolvida por Denardin (1990), que considera os teores oxido de aluminio, areia, materia orgânica, e permeabilidade do solo, para estimar os valores do fator K (erodibilidade). Atraves do software Spring 5.1.8, classificaram-se os solos da Bacia, e utilizando programa LEGAL, atribuiu-se os valores de K para os solos classificados, resultando em uma grade retangular com os valores do fator erodibilidade de toda a Bacia. Produziram-se cartas de classificacao do solo e do fator erodibilidade, com o auxilio do software Scarta 5.1.8. As equacoes para estimar os valores do fator erodibilidade, dependem das caracteristicas fisicas, quimicas e biologicas dos solos e sao desenvolvidas na tentativa de minimizar erros e se aproximar de um valor real do fator K. Os valores encontrados para o fator erodibilidade na bacia do rio Catorze, variam entre 0,0611 e 0,1238 t.ha-1.h.mm-1.ha.MJ-1, mostrando uma erodibilidade elevada, principalmente para os neossolos, que sao solos menos desenvolvidos. Esses valores encontrados para o fator K mostram a necessidade de uma adequacao no uso e nas praticas conservacionistas ao longo da Bacia, utilizando para isso, o mapa da erodibilidade desenvolvido atraves de geoprocessamento, onde e possivel visualizar as areas mais suscetiveis a erosao, podendo aplicar o controle e prevencao dos processos erosivos.


Archive | 2012

Propriedades do solo da bacia hidrográfica do Rio Catorze que intensificam a erosão laminar

Juliane Mônica Ruthes; Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes


Revista Brasileira de Energias Renováveis | 2016

Influência do Uso e Ocupação do Solo no Processo Erosivo Laminar do Município de Francisco Beltrão – Sudoeste do Paraná

Juliane Mônica Ruthes; Julio Caetano Tomazoni; Tayoná Cristina Gomes


Enciclopédia Biosfera | 2016

SISTEMATIZAÇÃO DA EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO (EUPS) EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) NA ESTIMATIVA DA EROSÃO NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ

Juliane Mônica Ruthes; Júlio Caetano; Tayoná Cristina Gomes; Francisco Beltrão


Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295 | 2014

Mineralogical and Spectral Characterization of Soils in the Passo da Pedra River Watershed, in the Southwest of the State of Paraná, Brazil

Elisete Guimarães; Julio Caetano Tomazoni; Elis Suzane Antes; Juliane Mônica Ruthes


Revista Brasileira de Geografia Física | 2013

Caracterização Geomorfológica Através de Modelo Digital de Elevação Gerados pelo ASTER GDEM (Comparative Evaluation of the Potential of the Digital Elevation Model of the ASTER GDEM and Letters Topographical the Army for the Study of Altimetry...)

Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes; Juliane Mônica Ruthes


Archive | 2013

Avaliação comparativa do potencial do modelo digital de elevação do ASTER GDEM e das cartas topográficas do exército para estudo da altimetria na região de Renascença, Sudoeste do Paraná

Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes; Juliane Mônica Ruthes


Archive | 2013

Geomática aplicada na caracterização da vulnerabilidade ambiental dos solos da cidade de Francisco Beltrão (PR)

Tayoná Cristina Gomes; Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Juliane Mônica Ruthes


Sicite 2012 | 2012

Propriedades do Solo da Bacia Hidrográfica do Rio Catorze que Contribuem no Processo Erosivo Laminar

Juliane Mônica Ruthes; Julio Caetano Tomazoni; Elisete Guimarães; Tayoná Cristina Gomes

Collaboration


Dive into the Juliane Mônica Ruthes's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar

Julio Caetano Tomazoni

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Elisete Guimarães

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge