Márcia Mara de Oliveira Marinho
Federal University of Bahia
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Márcia Mara de Oliveira Marinho.
Gestão & Produção | 2011
Anastacio Pinto Goncalves Filho; José Célio Silveira Andrade; Márcia Mara de Oliveira Marinho
O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo desenvolver um modelo para identificar o estagio de maturidade da cultura de seguranca de uma organizacao. Muitos pesquisadores consideram que a cultura de seguranca pode evoluir na organizacao passando por diferentes estagios. Uma cultura de seguranca em estagio avancado e um fator importante para a prevencao de acidentes e doencas ocupacionais. O trabalho apresenta uma revisao de literatura sobre o tema, abordando conceitos, fatores essenciais e modelos de estagio de maturidade de cultura de seguranca. O resultado deste estudo e um modelo que podera ser utilizado pelas organizacoes para identificar o estagio de maturidade de sua cultura de seguranca. O modelo e uma importante ferramenta gerencial, pois, identificando qual o seu estagio de cultura de seguranca, a organizacao pode adotar medidas para melhora-la. O modelo proposto define os seguintes estagios de uma cultura de seguranca numa organizacao: patologico, reativo, burocratico, proativo e melhoria continua. O estagio e definido pelo modo como a organizacao trata os seguintes fatores, considerados como essenciais para a cultura de seguranca: informacao, aprendizagem organizacional, envolvimento, comunicacao e comprometimento.
Production Journal | 2012
Anastacio Pinto Goncalves Filho; José Célio Silveira Andrade; Márcia Mara de Oliveira Marinho
A pesquisa apresentada neste artigo teve o objetivo de desenvolver e validar um modelo para identificar o estagio de maturidade da cultura de seguranca do trabalho em organizacoes industriais. Com a finalidade de valida-lo, o modelo desenvolvido foi aplicado em 23 empresas quimicas e petroquimicas do Polo Industrial de Camacari, Bahia, Brasil. Foram utilizados os seguintes metodos para validacao do modelo desenvolvido: 1) entrevistas individuais, 2) evidencias documentais, 3) entrevistas com grupo de gerentes e 4) aplicacao do modelo em outro ramo de atividade diferente do ramo quimico e petroquimico. O principal resultado obtido foi que o modelo desenvolvido foi validado e pode ser utilizado para identificar o estagio de maturidade da cultura de seguranca em organizacoes industriais.
industrial engineering and engineering management | 2009
A. P. Goncalves Filho; José Célio Silveira Andrade; Márcia Mara de Oliveira Marinho
A framework to measure safety culture maturity in Brazilian petrochemical companies was formulated. A questionnaire was designed to measure 5 aspects of organizational safety indicative of 5 levels of cultural maturity in Brazilian industry. The questionnaire was completed by the safety managers of 23 petrochemical companies based in Camacari, Brazil. The reliability of the questionnaire was tested by asking the same questions in an interview and comparing the results (alternate-forms reliability). The correlation coefficients between the questionnaire and interview scores on each dimension ranged from r= 0.7 – 0.9, demonstrating good reliability of the measures used. The research findings demonstrated that the companies studied showed characteristics of different levels of safety culture. The framework was found to be practical to use, making it possible to identify levels of safety culture maturity in the context of the Brazilian petrochemical industry.
Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais | 2018
Filipe Lima Pereira; Márcia Mara de Oliveira Marinho; Luciano Matos Queiroz
As estacoes de tratamento de esgotos (ETE) tem o seu planejamento, implantacao e operacao dependentes de apreciacao tecnica realizada no âmbito do Licenciamento Ambiental, ja que sao normativamente classificadas como atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores. Este artigo propoe dois modelos analiticos, a saber, um referente a Licenca Previa e outro a Licenca de Instalacao, contendo os elementos de analise utilizados pelos orgaos ambientais durante a apreciacao dessas licencas. Ademais, e tambem apresentada a analise da pratica do orgao ambiental do estado da Bahia, por meio de quatro estudos de caso de Licenciamento Ambiental de ETE integrantes de Sistemas de Esgotamento Sanitario localizados na Bacia Hidrografica do Rio Sao Francisco. Constatou-se que a pratica do orgao ambiental nao incorpora os elementos propostos nos modelos. A analise da adequacao da ETE ao ambiente local mostrou-se limitada, evidenciando um baixo nivel de estudos dos principais impactos associados a essa tipologia. Observou-se, tambem, a falta de fundamentacao para a conclusao de deferimento ou nao das licencas, bem como das medidas propostas para minimizacao dos impactos negativos. A apreciacao realizada se mostra insuficiente para que a funcao primordial do Licenciamento Ambiental seja, de fato, cumprida. Como medida de aprimoramento, os resultados da pesquisa sugerem uma padronizacao minima dos elementos tecnicos a serem analisados durante o processo de licenciamento dessas unidades.
Safety Science | 2010
Anastacio Pinto Goncalves Filho; José Célio Silveira Andrade; Márcia Mara de Oliveira Marinho
Journal of Cleaner Production | 2015
Jamile Oliveira Santos; José Célio Silveira Andrade; Márcia Mara de Oliveira Marinho; A. Noyola; Leonor Patricia Güereca
Revista Eletrônica de Administração | 2013
Márcia Mara de Oliveira Marinho; José Célio Silveira Andrade; Lígia Maria França Cardoso; Mariene Salatiel
Revista de Administração e Contabilidade da FAT | 2018
Daniel Kouloukoui; Márcia Mara de Oliveira Marinho; Sonia Maria da Silva Gomes; Asher Kiperstok; Ednildo Andrade Torres
Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais | 2017
Vinicius Nascimento Matos; Jamile Oliveira Santos; Márcia Mara de Oliveira Marinho; José Célio Silveira Andrade
Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais | 2016
Elisangela Jeanderry Andrade Figueiredo; Nayara Amaral Lima de Valois; Márcia Mara de Oliveira Marinho