Olívia Misae Kato
Federal University of Pará
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Olívia Misae Kato.
Psychological Record | 2008
Olívia Misae Kato; Julio C. de Rose; Pedro B. Faleiros
The effects of response topography on stimulus class formation were studied in two experiments. In Experiment 1, 32 college students were assigned to 2 response topographies and 2 stimulus sets, in a 2 × 2 design. Students selected stimuli by either moving a mouse to place an arrow-shaped cursor on the stimulus or pressing a key corresponding to stimulus location. After they learned conditional discriminations EF, DE, CD, BC, and AB and a simple simultaneous discrimination, tests for class formation were conducted. The number of students showing class formation was larger for the group using the mouse. Stimulus set had no effect. Experiment 2 included probes for controlling relations in the baseline and showed that the response topography using the mouse increases the probability of sample-S+ relations, thus increasing the probability of class formation.
Psicologia: Teoria E Pesquisa | 2000
Grauben José Alves de Assis; Marcelo Quintino Galvão Baptista; Olívia Misae Kato; Keila Regina Sales Alves
Alguns estudos tem produzido relacoes condicionais que se mostraram tambem equivalentes, atraves do treino com pareamento consistente de estimulos. O presente estudo buscou verificar se essas relacoes podem ocorrer tambem sob controle contextual. Quatro universitarios foram submetidos ao treino AB, AC e AD, intercalado aos testes de simetria correspondentes BA, CA e DA. Em seguida, ao treino AD e ao teste de simetria DA sob controle contextual. Por ultimo, foram testadas as relacoes de equivalencia BC, CB, BD, DB, CD e DC, na ausencia de estimulos contextuais, e DB e DC, com estimulos de contexto. Os participantes alcancaram o criterio de acerto em todos os treinos. Tres participantes apresentaram as relacoes simetricas, na ausencia de estimulos contextuais, e a relacao DA, em sua presenca. Estes resultados replicam e expandem estudos anteriores, mostrando que mesmo sem consequencias diferenciais, e possivel obter um desempenho consistente sob controle condicional de segunda ordem.
Estudos De Psicologia (natal) | 2004
Grauben José Alves de Assis; Marcelo Quintino Galvão Baptista; Olívia Misae Kato; Aline Beckmann de Castro Menezes
O objetivo do presente estudo foi verificar a formacao de discriminacoes condicionais atraves de um procedimento de treino por pareamento consistente de estimulos complexos. Na Fase 1, com quatro universitarios, foi realizado o treino AF, BE e DC envolvendo estimulos modelos e de comparacao simples e reforcamento diferencial explicito. Na Fase 2, houve o treino AB-E/F e AD-C/F, com modelos complexos e estimulos de comparacao simples num formato de pareamento consistente. Apos isso, os participantes foram expostos aos testes de transitividade e de equivalencia. Na Fase 3, os treinos AB-E/F e AD-C/F foram desmembrados (simplificados) em AB-E; AB-F; AD-C; AD-F, e reaplicados os mesmos testes. Todos os participantes formaram as relacoes condicionais e dois deles formaram as relacoes emergentes, anterior e posterior ao desmembramento dos treinos. Os resultados sugerem que esse desmembramento foi um procedimento adequado para reverter o controle restrito de estimulo.
Revista Brasileira de Educação Especial | 2015
Rosana Mendes Éleres de Figueiredo; Olívia Misae Kato
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisao bibliografica dos estudos nacionais acerca do ensino curricular para cegos. Foi realizada uma busca sistematica em tres bases de dados: Google Academico, Scielo e Lilacs, de estudos publicados no periodo de 2004 a 2014, que tivessem em seu titulo um dos seguintes descritores: alunos cegos; alunos deficientes visuais; criancas cegas; criancas deficientes visuais. Foram localizados 188 estudos e 56 selecionados dentro dos criterios estabelecidos. Fez-se a leitura integral desses e definiram-se cinco categorias de analise: tipo de estudo; participantes; tipo de abordagem; tipo de discussao e matrizes curriculares. Para cada categoria, foram estabelecidas subcategorias. Ao total 26 subcategorias foram descritas. Os resultados indicam que o Google Academico e a base de dados com maior numero de titulos encontrados (188/156); a Scielo apresenta melhor eficiencia na relacao encontrado x selecionado (12/10). Nas subcategorias de analise, as maiores frequencias sao identificadas nos estudos empiricos (22); junto a criancas (19); de analises qualitativas (21); na matriz curricular de Educacao Fisica (sete) e na subcategoria relacionamento social (16). Contudo, os estudos sao convergentes em apontar que as principais dificuldades no ensino as pessoas cegas se referem a deficiencias na formacao de professores, onde, normalmente, nao sao discutidos metodos de ensino e producao de material para trabalhar com essa populacao especifica. Em conclusao, alem de realizar um mapeamento dos estudos que tem sido conduzidos junto a alunos cegos nos ultimos dez anos, este artigo aponta para lacunas na literatura e direciona futuras investigacoes na area.
Psicologia: Teoria E Pesquisa | 2007
Keila Regina Sales Alves; Olívia Misae Kato; Grauben José Alves de Assis; Carolina Monteiro de Albuquerque Maranhão
Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento | 2011
Keila Regina Sales Alves; Grauben José Alves de Assis; Olívia Misae Kato; Ana Leda de Faria Brino
Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520 | 2014
Márcia Cristina Benigno Bentes; Olívia Misae Kato
Acta Comportamentalia | 2011
Keila Regina Sales Alves; Grauben José Alves de Assis; Olívia Misae Kato; Ana Leda de Faria Brino
Psicologia da Educação | 2014
Márcia Cristina Benigno Bentes; Olívia Misae Kato
Psicologia da Educação | 2014
Márcia Cristina Benigno Bentes; Olívia Misae Kato