Rogério Bobrowski
Universidade Federal de Santa Maria
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Rogério Bobrowski.
Revista Arvore | 2012
Rogério Bobrowski; Daniela Biondi
RESUMO – Diante dos impactos advindos do processo de urbanizacao, uma das formas de favorecer a melhoria da qualidade de vida da populacao das cidades e realizar o planejamento e plantio de arvores, em areas publicas ou particulares. Os beneficios ambientais ou socioeconomicos almejados com a arborizacao de ruas provem, em maior parte, da copa das arvores e do manto de cobertura formado nas ruas. Dessa forma, objetivou-se com esta pesquisa analisar a distribuicao e dinâmica de classes de area de copa de arvores avaliadas em dois inventarios conduzidos na arborizacao de ruas da cidade de Curitiba, em 1984 e 2010. A distribuicao dos dados em classes de area de copa, para o total de dados amostrados e para cada parcela, demonstrou que ha tendencia para uma curva de distribuicao do tipo decrescente, tipica de povoamentos multiâneos e multiespecificos, tanto para o ano de 1984 quanto para o ano de 2010, com maior frequencia de individuos na classe de area de copa de 0 - 50 m². Entretanto, quando analisados os dados das principais especies, constatou-se que para algumas delas a curva de distribuicao mudou de decrescente, em 1984, para unimodal, em 2010. Houve maior ingresso de arvores remanescentes nas classes de 50 | | 100 m² e 100 - 150 m² e maior remocao da classe de 0 - 50 m². Conclui-se que foi possivel compreender, em parte, caracteristicas comportamentais de especies e verificar sinais de amadurecimento da arborizacao de ruas de Curitiba quando analisada 26 anos depois. Palavras-chave: Cobertura arborea, Sombreamento, Remedicao de arvores e Evolucao da arborizacao urbana
Cerne | 2017
Rogério Bobrowski; Kendra Zamproni; Tamara Ribeiro Botelho de Carvalho Maria; Daniela Biondi
Tree crown form can be used as a variable to the comprehension of factors that influence tree growth, mainly maintenance practices and interactions with urban structures, but also the potential risks that can exist. In this research, we aimed to evaluate crown projection unbalance of trees planted on sidewalks of three Brazilian cities, in order to determine the existence and the sort of asymmetry and crown angle formed in relation to the central axis of the trunk. We measured the length of four crown projection radii and compared them by means of Kruskal-Wallis Test. Each one of the crowns was framed in one of the four asymmetry classes to verify the uniformity of projection in relation to the central axis of the trunk. We also determined the distance between central axis of the trunk and crown centroid, with respective angle formed, in order to characterize the unbalance of crown projection. There was a significant difference among crown projection radii, with greater values to radius faced to street and the smallest ones faced to buildings. In the three cities evaluated there were a predominance of trees framed on class 3 of asymmetry, which represents the model with the greatest deformations on crown of trees. We observed the lowest mean angle of crown centroid projection with distinctions among species sampled in Bonito. VARIABILIDADE E EQUILÍBRIO DA PROJEÇÃO DE COPA DE ÁRVORES PLANTADAS NAS CALÇADAS DE TRÊS CIDADES BRAZILEIRAS RESUMO: A forma da copa das árvores pode ser utilizada como variável para compreender fatores de influência sobre o crescimento, principalmente as ações de manejo e as inter-relações com estruturas urbanas, mas também os riscos potenciais que podem existir. Nesta pesquisa objetivou-se avaliar o desequilíbrio da projeção das copas de árvores plantadas nas calçadas de três cidades brasileiras, a fim de determinar a existência e o tipo de assimetria e o ângulo de copa em relação ao eixo central do tronco. Mensurou-se o comprimento de quatros raios de projeção de copa, em cada árvore, comparando-os por meio do teste de Kruskal-Wallis. Cada copa foi enquadrada em uma de quatro classes de assimetria, a fim de caracterizar a uniformidade de projeção em relação ao eixo central do tronco. Dimensionou-se a distância entre o eixo central do tronco e o centroide da copa, com respectivo ângulo formado, a fim de caracterizar o desequilíbrio de projeção da copa. Constatou-se diferença significativa entre os raios de projeção de copa, com maiores valores para o raio de copa voltado para a rua e menores valores para o raio de copa voltado para a calçada. Nas três cidades avaliadas houve a predominância de indivíduos enquadrados na classe 3 de assimetria, a qual representa o modelo com as maiores deformações nas copas das árvores. Para a cidade de Bonito constatou-se o menor ângulo médio de projeção do centroide, com distinções entre as espécies amostradas.
Floresta e Ambiente | 2016
Rogério Bobrowski; Daniela Biondi
In this research was analyzed the performance of diversity indexes facing different scenarios of composition with distinct species richness and uniformity, the influence of planting spacing in the determination of values of these indexes and the behavior of diversity data of a street tree inventory in relation to two scenarios of composition approximated to real data. It was noted that there is significant influence of increased planting spacing only for species richness indexes. There was significant differences between values of all indexes for the diversity scenarios elaborated. In the scenarios analyzed, the species richness indexes showed lower and more stable values than inventory ones and the evenness indexes showed higher values.
Ciencia Florestal | 2013
Rogério Bobrowski; Everaldo Marques de Lima Neto; Daniela Biondi
A estrutura e os equipamentos urbanos podem restringir o correto desenvolvimento das arvores e de sua arquitetura tipica. A Tipuana tipu (Benth.) O. Kuntze (tipuana) tem sido podada de forma continua por ser uma especie de grande porte e por estar entre as mais plantadas na cidade de Curitiba. Por conta disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a alteracao da arquitetura tipica de Tipuana tipu na arborizacao de ruas de Curitiba, por meio de delineamento inteiramente casualizado contendo uma parcela testemunha composta por 6 arvores, um tratamento com 6 arvores sob fiacao e outro com 6 arvores em ruas livres de fiacao. A partir de fotografias horizontais das arvores foram obtidas variaveis dendrometricas, tendo por base uma escala metrica acoplada a altura do DAP. Assim, foram calculados indices morfometricos para descrever relacoes interdimensionais para a especie, em arvores sem poda (testemunha) e em arvores podadas (tratamentos). Os resultados demonstraram que as podas de elevacao alteram a arquitetura tipica da tipuana modificando seu contorno e sua forma, alem de prejudicar seu efeito estetico. Os indices que podem expressar as alteracoes, de forma significativa (p<0,05), foram: indice de abrangencia, indice de saliencia, ângulo de copa, proporcao de copa e relacao HR/HP.
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana | 2015
Rogério Bobrowski; Daniela Biondi
FLORESTA | 2012
Everaldo Marques de Lima Neto; Daniela Biondi; Hideo Araki; Rogério Bobrowski
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana | 2017
Rogério Bobrowski; Daniela Biondi
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana | 2016
Kendra Zamproni; Daniela Biondi; Rogério Bobrowski
Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana | 2016
Tamara Ribeiro Botelho de Carvalho Maria; Daniela Biondi; Rogério Bobrowski
FLORESTA | 2016
Rogério Bobrowski; Daniela Biondi
Collaboration
Dive into the Rogério Bobrowski's collaboration.
Rinaldo Luiz Caraciolo Ferreira
Universidade Federal Rural de Pernambuco
View shared research outputs