Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Décio Rocha is active.

Publication


Featured researches published by Décio Rocha.


Alea-estudos Neolatinos | 2005

Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória

Décio Rocha; Bruno Deusdará

This paper focuses on the discussion of a discursive approach developped as an alternative to the insufficiencies of Content Analysis. Our goal in centered on two main questions: which are the insufficiencies which motivated a discursive approach; in what sense the practices in Content Analysis contributed to the positions assumed by a discursive approach. The conclusions indicate the need of further research on the unsettled relationship between text and context.


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada | 2006

Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno

Décio Rocha; Bruno Deusdará

Based on a historical review of Content Analysis and a debate about its implications in the context of American behaviourism of the beginning of the XX century, the aim of this paper is to focus on the concept of conditions of production as a means of approaching the relationship between text and context. The results show some evidence that, in what concerns the notion of conditions of production, there has been neither total disruption nor simple continuity between tradition (works in Content Analysis and Sociolinguistics) and Discourse Analysis as conceived by Pecheux.


Psicologia & Sociedade | 2004

Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação

Marisa Lopes da Rocha; Décio Rocha

Os rumos atuais das mudancas da educacao superior no Brasil sao preocupantes, na medida em que os dispositivos instituidos em meio a cultura avaliativa privilegiam ligacoes funcionais e pragmaticas dos trabalhadores com seu processo de trabalho. Trazem a produtividade, a competencia, a autonomia, a competitividade como palavras de ordem no mercado de saberes, gerando isolamento, fragmentacao e tedio no cotidiano das praticas academicas. Neste texto, coloca-se em analise os discursos e acoes dos diversos segmentos implicados com o processo de mudanca, assim como nossas estrategias de organizacao. Apresenta-se um panorama geral das politicas neoliberais que fundamentam as reformas propostas para o ensino superior, os modos de subjetivacao que vem ganhando corpo nas relacoes entre docentes-pesquisadores, os efeitos produzidos pela adocao de um modelo de avaliacao do trabalho realizado e, finalmente, algumas reflexoes que buscam intersecoes entre os diferentes tempos percorridos.


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada | 2013

Cartografias em análise do discurso: rearticulando as noções de gênero e cenografia

Décio Rocha

Este artigo centra-se nas nocoes de genero do discurso e cenografia (Maingueneau, 1989). Apos o exame do modo como o autor entende a articulacao dos dois conceitos, em especial no que concerne a existencia de generos desprovidos de cenografia, propoe-se que a cenografia esta sempre presente, variando apenas seu grau de atualizacao. A analise de um anuncio de emprego e de uma receita medica possibilitara avaliar a pertinencia de um ponto de vista segundo o qual o embate entre generos e cenografias pode ser traduzido pelo encontro de forcas mais ou menos estabilizadas no plano dos discursos.


MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 | 2017

Dispositivos da Análise Institucional para a explicitação da dimensão política das práticas discursivas

Décio Rocha; Bruno Deusdará

Neste artigo, experimenta-se a produtividade dos conceitos de implicacao e analisador, desenvolvidos no âmbito dos estudos em Analise Institucional, para, em interlocucao com uma otica discursiva, proceder a leitura de textos relativos a episodio ocorrido no Rio de Janeiro em novembro de 2010, a saber, a ocupacao do Complexo do Alemao por forcas policiais ditas de pacificacao. Como corpus, recorreu-se a textos publicados naquela ocasiao em jornais de grande circulacao – O Globo e Folha de S. Paulo . A inscricao das categorias de tempo e espaco, alem de marcas de discurso relatado e de enunciados contendo negacao polemica (DUCROT, 1987) sao tomadas como analisadores da dimensao politica que se constroi em cada um desses textos. Os resultados alcancados corroboram a importância dos dispositivos escolhidos para analise, que indicam, se nao a construcao de relacoes de embate entre os dois enunciadores, pelo menos a presenca de sistemas de aliancas nao coincidentes.


Caligrama: Revista de Estudos Românicos | 2017

Cartografar variedades de língua: código de linguagem e posicionamento

Bruno Deusdará; Décio Rocha; Poliana Coeli Costa Arantes

Este artigo interroga verdades instituidas a respeito da nocao de variedade linguistica , propondo uma discussao que parte da perspectiva discursiva, em especial da nocao de codigo de linguagem , que, segundo Maingueneau (2001), afasta-se de uma imagem monolitica de lingua, apresentando-se como mais um dispositivo de construcao de posicionamento(s) no campo discursivo, lidando com uma mescla de linguas em sua pluralidade de registros como modo de apropriacao da linguagem. Como metodo, o estudo esta pautado pela cartografia, reconhecendo sua produtividade na analise de um texto que reune caracteristicas do discurso literario e explicita sua afinidade com o tema da variacao linguistica. Os resultados alcancados evidenciam a impossibilidade de dissociacao entre os usos linguisticos e o(s) posicionamento(s) que esses usos ajudam a instituir.


Eutomia - ISSN: 1982-6850 | 2015

Coletivos de trabalho, espaços de discussão e avaliação docente em programas de pós-graduação stricto sensu

Décio Rocha; Bruno Deusdará

Resumo: O Fragmento 216, publicado por F. Schlegel na revista Athenaum (1798), alinha, em pe de igualdade valorativa, a Revolucao Francesa, a doutrina-da-ciencia de Fichte e o Wilhelm Meister de Goethe. O fragmento antecipa o escândalo que tal combinacao poderia causar – e chega a conclusao de que o leitor capaz de compreender o alinhamento de tao diversos fatos historico-culturais seria alguem capaz de enxergar a revolucao nao apenas nos movimentos sismicos das populacoes, mas tambem nos livros, depositarios silenciosos das grandes mudancas do pensamento. Uma visao mais abrangente da historia da humanidade requer, portanto, na visao de Schlegel, a aceitacao de diversos “generos” (ou formas) da capacidade critico-reflexiva dos homens de sua epoca. O proprio fragmento em que se encontra expresso tal alinhamento problematico seria ja uma forma complexa e ironica, pois afirma, peremptoriamente, uma “verdade” dificilmente sustentavel se examinada dentro de qualquer esquema logico e/ou cientifico. Palavras-chave: fragmento, ironia romântica, genero literario. Abstract: The polemical Fragment 216, published by F. Schlegel in the Athenaum (1798) journal, aligns, in the same value level, the French Revolution, Fichte’s doctrine-of-science and Goethe’s Wilhelm Meister. The fragment presupposes the scandal that such a combination could arise – and comes to the conclusion that the reader who could possibly understand this alignment of so diverse historic and cultural facts would be also able to see the revolution not only in the seismic movements of the populations, but also in books, the quiet keepers of the great changes of human thought. Therefore a more complete sight of the history of mankind requires, in Schlegel’s point of view, the acceptance of different “genres” (or forms) of the critical ability of contemporary men. The fragment itself, which carries such problematic alignment, could be understood as an ironic and complex form, because it states a kind of “truth” that could not hold itself under any logic or scientific exam. Keywords: fragment, romantic irony, literary genre.


Linguagem em (Dis)curso | 2014

REPRESENTAR E INTERVIR: LINGUAGEM, PRÁTICA DISCURSIVA E PERFORMATIVIDADE

Décio Rocha

Based on the concept of discursive practice (MAINGUENEAU, 1989), which sees it as the simultaneous production of texts and of a community in a reciprocal relationship in which that community produces texts that in turn give visibility to it, this paper explores a key point of contact between language and reality. In order to approach two media news, the analysis of the performative nature of reported actions (AUSTIN, 1975) and the explicitation of singularities of the illocutionary (DELEUZE; GUATTARI, 1995) will be a device to argue that, before representing the world, speech is a way of intervening in it.


Letras de Hoje | 2014

Argumentos para uma abordagem discursiva das práticas de linguagem no trabalho

Décio Rocha; Bruno Deusdará

A motivacao para a escritura do presente artigo e oriunda de demanda a nos encaminhada por pesquisadores da area da saude visando a interlocucoes teoricas referentes as possibilidades e limites de uma abordagem conteudista das praticas de linguagem. Nosso interesse no referido debate reside em avaliar tais possibilidades e limites, a luz de alguns dos pressupostos que sustentam uma abordagem discursiva (MAINGUENEAU, 1989). A titulo de ilustracao, recorremos a textos midiaticos que tematizam situacoes bastante recorrentes em trabalhos que adotam metodologicamente alguma tecnica preconizada pela analise de conteudo, a exemplo das condicoes em que se dao os procedimentos de entrevista. Observamos que o recurso a dispositivos metodologicos de tal ordem e coetâneo de uma determinada imagem de mundo que se pretende legitimar: um mundo que privilegia as formas constituidas, nao abrindo espaco para outros embates de forcas e para a producao de novos modos de vida. ******************************************************** Arguments for a discursive approach of language practices in work The motivation for writing this paper comes from the demand put forward by researchers dealing with the field of health who wished to question the theoretical possibilities and limitations of the practical content-language approach. Our interest in the debate lies in evaluating such possibilities and limits in the light of some assumptions underpinning a discursive approach (MAINGUENEAU, 1989). As an illustration, we turn to media texts that analyze recurring situations in studies which adopt methodologically a technique advocated by content analysis, such as the conditions in which they conceive interview procedures. We observed that the use of such methodological devices goes in pair with a certain image of the world that we intend to legitimize: a world that privileges established forms, avoiding other clashes of forces and the production of new ways of life. Keywords: Discursive practices; Work; Content analysis; Discourse analysis;


Linguagem em (Dis)curso | 2011

Efectos de enlaces enunciativos en análisis del discurso: cuando el decir y el dicho se interlegitiman

Décio Rocha

O presente artigo centra-se na discussao do conceito de enlacamentos (MAINGUENEAU, 1989), visto como o modo pelo qual o texto institui uma cena que a atividade enunciativa simultaneamente produz e pressupoe para se legitimar. Tomando como corpus de analise os discursos da midia impressa voltada para os videojogos em portugues e em frances, pretende-se demonstrar de que modo, pelo recurso ao referido conceito, torna-se possivel um tratamento mais adequado da articulacao que se verifica entre enunciado e enunciacao, a partir da analise de diferentes dispositivos - locucao discursiva, topografia, cronografia, etos, codigo de linguagem - que definem um dado posicionamento no interior de um campo discursivo.

Collaboration


Dive into the Décio Rocha's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar

Bruno Deusdará

Rio de Janeiro State University

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Marisa Lopes da Rocha

Rio de Janeiro State University

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge