Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Nilma Lino Gomes is active.

Publication


Featured researches published by Nilma Lino Gomes.


Revista Brasileira de Educação | 2002

School trajectories, black skin and Afro hair: reproduction of stereotypes and/or cultural resignificance

Nilma Lino Gomes

This study establishes an articulation between school and non-school educational processes and the construction of Negro identity. It discusses the representations and similar, different and complementary conceptions about the Negro body and afro hair, constructed within and without the school environment, based on the memories of adolescent and young Negros interviewed during an ethnographic research on body and hair as identity icons in ethnic hairdressing salons. The intention is to understand the social significance of hair and body and the meanings attributed to them by the school and by the Negro subjects interviewed. The understanding of this context reveals that the body as a support for the construction of identity has not been a theme given prominence in studies on racial relations and education.


Educação e Pesquisa | 2003

Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo

Nilma Lino Gomes

Este artigo discute as particularidades e possiveis relacoes entre educacao, cultura, identidade negra e formacao de professores/as, tendo como enfoques principais a corporeidade e a estetica. Para tal, apresenta a necessidade de articulacao entre os processos educativos escolares e nao-escolares e a insercao de novas tematicas e discussoes no campo da formacao de professores/as. Dando continuidade as reflexoes realizadas pela autora na sua tese de doutorado, discutem-se as representacoes e as concepcoes sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construidas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembrancas e depoimentos de homens e mulheres negras entrevistados durante a realizacao de uma pesquisa etnografica em saloes etnicos de Belo Horizonte. Para essas pessoas, a experiencia com o corpo negro e o cabelo crespo nao se reduz ao espaco da familia, das amizades, da militância ou dos relacionamentos amorosos. A escola aparece em varios depoimentos como um importante espaco no qual tambem se desenvolve o tenso processo de construcao da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela e lembrada como uma instituicao em que o negro e seu padrao estetico sao vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construcao da identidade negra, ainda nao tem sido uma tematica privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formacao de professores e diversidade etnico-cultural. E que esse campo, tambem , ao considerar tal diversidade, devera se abrir para dialogar com outros espacos em que os negros constroem suas identidades. Muitas vezes, locais considerados pouco convencionais pelo campo da educacao, como por exemplo, os saloes etnicos.


Revista Brasileira de Educação | 2003

Cultura negra e educação

Nilma Lino Gomes

This article is focused on the relation between culture, black culture and education. Black culture is presented as a cultural peculiarity - historically constructed by a specific ethnic / racial group - extant in the Brazilian way of life, independent of its ethnic origins. However, it predominates among the descendants of enslaved Africans in Brazil, that is, among the black segment of the population. In the specific case of Brazilian school education, it is understood that the discussion on black culture cannot disregard the existence of racism and inequality between black and white people in our society. Such a consideration will distance us from the educational practices, which still insist on classifying black culture as part of our exotic folklore and will enable us to construct a political posture with respect to the racial issue in Brazilian education.


Educar Em Revista | 2013

As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa

Nilma Lino Gomes; Rodrigo Ednilson de Jesus

Este artigo discute os procedimentos metodologicos e os resultados da pesquisa nacional “Praticas Pedagogicas de Trabalho com Relacoes Etnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003”. Esta investigacao, apoiada e financiada pela Secretaria de Educacao Continuada, Alfabetizacao, Diversidade e Inclusao (SECADI/MEC), em parceria com a Representacao da UNESCO no Brasil e coordenada pelo Programa de Acoes Afirmativas na UFMG, envolveu cinco Nucleos de Estudos Afro-Brasileiros de universidades publicas federais brasileiras e apresenta os dilemas, desafios e limites do processo de implementacao do ensino de Historia da Africa e das Culturas Afro-Brasileiras nas escolas publicas e privadas da educacao basica brasileira. De maneira irregular e muito complexa, o processo de implementacao dessa legislacao – uma alteracao da LDB – torna-se imprescindivel para compreender os desafios da politica publica em educacao e a diversidade, bem como novos elementos de analise para a pesquisa educacional.


Educação & Sociedade | 2012

Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça

Nilma Lino Gomes

Este artigo discute o papel do movimento negro brasileiro na ressignificacao e politizacao da ideia de raca. A raca e aqui entendida como construcao social que marca, de forma estrutural e estruturante, as sociedades latino-americanas, em especial, a brasileira. Ao refletir sobre a atuacao do movimento negro, parte-se da premissa de que este movimento social, por meio de suas acoes politicas, sobretudo em prol da educacao, reeduca a si proprio, o Estado, a sociedade e o campo educacional sobre as relacoes etnico-raciais no Brasil, caminhando rumo a emancipacao social. A ideia de raca analisada no presente artigo se assenta na reflexao realizada pelos estudos pos-coloniais, que discutem a sua centralidade nos paises com passado colonial e a sua operacionalidade nas relacoes de poder, as quais tem sido mantidas e subsistem no pensamento moderno ocidental, inclusive, no educacional.


Revista Brasileira de Educação | 2011

Por um Plano Nacional de Educação (2011-2020) como política de Estado

Dalila Andrade Oliveira; Luiz Fernandes Dourado; Antônio Cabral Neto; Carlos Roberto Jamil Cury; João Ferreira de Oliveira; José M. Pinto; Lívia Maria Fraga Vieira; Maria Margarida Machado; Nilma Lino Gomes


Cadernos Pagu | 1996

Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade

Nilma Lino Gomes


Educação & Sociedade | 2012

Desigualdades e diversidade na educação

Nilma Lino Gomes


Educar Em Revista | 2010

Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?

Juares Tarcísio Dayrell; Nilma Lino Gomes; Geraldo Leão


Politics & Society | 2011

O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. doi:10.5007/2175-7984.2011v10n18p133

Nilma Lino Gomes

Collaboration


Dive into the Nilma Lino Gomes's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar

Rodrigo Ednilson de Jesus

Universidade Federal de Minas Gerais

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Geraldo Leão

Universidade Federal de Minas Gerais

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Antônio Cabral Neto

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Carlos Roberto Jamil Cury

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Dalila Andrade Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Deise Maia

Universidade Estadual de Londrina

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Eike Freshse

University of São Paulo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

José M. Pinto

University of São Paulo

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Juares Tarcísio Dayrell

Universidade Federal de Minas Gerais

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge