Vládia Jamile dos Santos Jucá
Federal University of Bahia
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Vládia Jamile dos Santos Jucá.
Ciencia & Saude Coletiva | 2002
Naomar de Almeida Filho; Vládia Jamile dos Santos Jucá
Este ensaio e uma introducao a obra de Cristopher Boorse, filosofo da medicina que criou, nos anos 70, a Teoria Bioestatistica da Saude (TBS). Em primeiro lugar, examinamos o argumento e a estrutura da TBS, destacando seus elementos epistemologicos fundamentais e principalmente as justificativas logicas e teoricas de sua definicao da saude como ausencia de doenca. Em segundo lugar, discutimos as numerosas criticas recebidas por Boorse em duas decadas de circulacao dos seus textos, buscando estabelecer a pertinencia e atualidade dessas criticas. Em seguida, identificamos problemas e pontos fortes da teoria boorseana, retomando as principais criticas dirigidas ao autor, bem como suas tentativas de resposta. Por fim, levantamos algumas questoes que podem propiciar uma continuidade e um enriquecimento do debate em torno do conceito de saude a fim de explorar sua aplicabilidade para uma teoria geral da saude-doenca-cuidado, cada vez mais necessaria neste momento em que se pretende uma maior articulacao entre abordagens biologicas e ecossociais dos fenomenos da saude e da doenca.This paper is an introduction to Cristopher Boorses work. Boorse is a philosopher of medicine who created, in the 70s, the Bioestatistical Theory (BST). In this paper, we look into the structure of BST and its arguments, focusing on its epistemological basis as well as its logical and theoretical reasons for defining health as the absence of disease. After that, we discuss the critics addressed to Boorse throughout these twenty years of theorization by analyzing their actuality and adequacy. We also identify problems and strong points in the BST, bringing up not only the critics to the BST but Boorses answers as well. Finally, we add some questions that can provide continuity and enrichment to the debate on the concept of health with the aim of exploring its applicability in a general health-disease-care approach, which is extremely necessary at this moment of articulation between biological and eco-social perspectives on health-disease phenomena.
Ciencia & Saude Coletiva | 2005
Vládia Jamile dos Santos Jucá
O presente artigo apresenta alguns dos resultados da tese de doutorado intitulada Os sentidos da cura em saude mental, que tinha como um de seus objetivos centrais a investigacao dos significados da cura para psiquiatras, familiares e usuarios de um ambulatorio de saude mental. Na realizacao da pesquisa, foi utilizada a metodologia denominada Signos, Significados e Praticas, atraves da qual procuramos observar como os sujeitos construiam concepcoes e expectativas acerca da cura a partir de suas experiencias com o sofrimento mental. Discutiremos a seguir os resultados construidos a partir da analise do discurso dos psiquiatras, em que e possivel perceber que a nocao de cura esta intimamente relacionada aos seguintes elementos: (a) a patologia da qual se fala; (b) as concepcoes etiologicas dos entrevistados; e (c) as expectativas sobre o futuro da psiquiatria.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação | 2018
Mônica de Oliveira Nunes de Torrenté; Vládia Jamile dos Santos Jucá
Este artigo analisa as praticas de acolhimento a criancas e adolescentes desenvolvidas pelos profissionais de um Centro de Atencao Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) do municipio de Salvador, Bahia, Brasil. Em uma investigacao etnografica, foram analisados os aspectos institucionais e clinicos envolvidos desde a chegada do usuario pela primeira vez ao servico ate o encaminhamento dado ao seu caso. Na analise, foram utilizadas categorias que se referem a organizacao da ambiencia, aos processos de trabalho interdisciplinares, as estrategias de avaliacao psicossocial e a continuidade do cuidado. Evidencia-se como a organizacao e vivencia do encontro de usuarios e profissionais no momento do acolhimento sao importantes demarcadores para a forma de vinculacao e responsabilizacao com os casos que chegam ao servico, apontando tambem necessidades especificas para investimento na formacao dos trabalhadores de saude mental e na reorganizacao dos processos de trabalho no CAPSi.
Cadernos De Saude Publica | 2007
Mônica de Oliveira Nunes; Vládia Jamile dos Santos Jucá; Carla Pedra Branca Valentim
Ciencia & Saude Coletiva | 2009
Vládia Jamile dos Santos Jucá; Mônica de Oliveira Nunes; Suely Maia Galvão Barreto
Interface - Comunicação, Saúde, Educação | 2012
Mônica Lima; Vládia Jamile dos Santos Jucá; Mônica de Oliveira Nunes; Vitória Eugênia Ottoni
Revista de Psicologia | 2018
Jailleila de Araújo Menezes; João Paulo Pereira Barros; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço; Vládia Jamile dos Santos Jucá
Psicologia, Saúde & Doenças | 2018
Monica Lima de Jesus; Vládia Jamile dos Santos Jucá; Mônica de Oliveira Nunes
Revista de Psicologia | 2014
Raquel Malheiros Teixeira; Vládia Jamile dos Santos Jucá
Revista EPOS | 2014
Carla Mariana Sousa de Jesus; Vládia Jamile dos Santos Jucá; Adilane dos Santos Barbosa