Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Edivaldo Góis Junior is active.

Publication


Featured researches published by Edivaldo Góis Junior.


Movimento | 2012

Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX

Edivaldo Góis Junior

O objetivo deste estudo foi descrever a influencia dos saberes medicos sobre a organizacao da Ginastica escolar no seculo XIX e inicio do seculo XX no Brasil. Para isto, utilizou como fontes: as teses para a obtencao do titulo de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e documentos da Academia Nacional de Medicina. Concluiu que a mentalidade higienista foi fundamental para a difusao da Ginastica no contexto brasileiro.


Movimento | 2010

A INTRODUÇÃO DA GYMNASTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO (1890-1908)

Edivaldo Góis Junior; José Carlos Freitas Batista

Este estudo teve como objetivo compreender o contexto que possibilitou a inclusao da disciplina de Gymnastica no curriculo da Escola Normal de Sao Paulo, bem como, as motivacoes e metodos dos professores no ensino da disciplina. O estudo observou uma apropriacao da Ginastica nas escolas liberais e laicas da Europa do seculo XIX, e uma crescente influencia norte-americana na Escola Normal com os ideais pedagogicos de Caetano de Campos, houve uma reforma curricular, que em 1890, introduziu a Ginastica na Escola.


Revista Brasileira de Ciências do Esporte | 2014

A educação física e o funâmbulo: entre a arte circense e a ciência (século XIX e início do século XX)

Mirian Kormann Hauffe; Edivaldo Góis Junior

This study aimed to investigate the separation of circus activities and Physical Education, more specifically, the gymnastic, in the 19th century and early 20th century. For this, it was conducted a historical research which found explanations and data of this relationship. The sources were characterized by texts of historical persons identified as theorists of Physical Education in the period. The study examined the files centered in the thoughts of the teachers on the criteria for the organization of a scientific gymnastic. It concluded that the association between Physical Education and natural sciences identified the gymnastic as the scientific education of the body. In this definition, circus arts were criticized and excluded.


Historia Ciencias Saude-manguinhos | 2015

Teorias sobre a propagação da febre amarela: um debate científico na imprensa paulista, 1895-1903

Soraya Lódola; Edivaldo Góis Junior

This article describes the debate over theories about the propagation of yellow fever in the São Paulo press. Our time span was defined as the period between 1895 and 1903, a time that saw high indices of the disease in Brazil. Documentary research involved mass circulation newspapers in São Paulo and medical journals of the period. The empirical data was collected from the Public Archives of the State of São Paulo and from the library of the Faculdade de Saúde Pública at Universidade de São Paulo. It was observed a clash between theories as to the propagation of yellow fever that revealed a symbolic dispute for influence in the formation of the scientific field.


Educação & Sociedade | 2015

Para a construção da nação: debates brasileiros sobre educação do corpo na década de 1930

Edivaldo Góis Junior; Victor Andrade de Melo; Antonio Jorge Gonçalves Soares

Qual seria a melhor estrategia de educacao corporal? Esse foi um debate que progressivamente foi se apresentando como importante em um pais que necessitava forjar seus discursos identitarios. Analisar esse debate pode ajudar a melhor compreender os projetos de modernidade em conflito no Brasil das primeiras decadas do seculo XX. Tendo em vista tal consideracao, esse estudo tem por objetivo discutir as defesas e contestacoes a ginastica e aos esportes apresentados em artigos publicados nos periodicos: Educacao Physica e Revista de Educacao Fisica do Exercito. Adotou-se como recorte temporal a decada de 1930, momento crucial tanto no que se refere a construcao de representacoes identitarias sobre o pais quanto no que tange a estruturacao da educacao fisica e do esporte nacional.


Movimento | 2018

EMBATES ESPORTIVOS: O DEBATE ENTRE MÉDICOS, EDUCADORES E CRONISTAS SOBRE O ESPORTE E A EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE (RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, 1915-1929)

André Dalben; Edivaldo Góis Junior

This historical research looks into the debate about sports practice promoted by doctors, educators and chroniclers in the cities of Sao Paulo and Rio de Janeiro between 1915 and 1929. Its historical source is the intellectual production of that period. This study analyzes the debates in the intellectual environment that reveal specific representations about youth sport practice and identifies stances taken by subjects on sport and their contribution to ongoing debates. We conclude that dissent about the role played by sports practice was partly related to eugenics control and rationalization of youth entertainment. Such conflicts and tensions evidenced different discourses circulating about sports, which share the desire to educate adolescents in order to eradicate habits seen as dangerous and immoral.


Movimento | 2017

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPRENSA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PHYSICA DE S. PAULO NA DÉCADA DE 1930

Edivaldo Góis Junior

This research investigates Sao Paulo’s press’s reaction to the institutionalization of Physical Education, exemplified by the establishment of the “Escola Superior de Educacao Physica”. The documents were collected from newspapers, mainly Correio Paulistano – a daily newspaper from that city. Thus, we describe a narrative about bodily practices present in journalistic discourses in the 1930s, revealing accessions to modernity and silences on certain traditions.


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte | 2016

Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913)

Edivaldo Góis Junior

O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de Sao Paulo a reformar sua policia, e organizar uma escola de educacao fisica, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relacao a construcao de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa historica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluimos que a militarizacao paulista objetivava colocar Sao Paulo em posicao estrategica para liderar e influenciar a construcao de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso.


Movimento | 2016

A EDUCAÇÃO DO CORPO NOS PARQUES E RECANTOS INFANTIS DE CAMPINAS-SP (1940 – 1959)

Rafael Stein Pizani; Edivaldo Góis Junior; Silvia Cristina Franco Amaral

O estudo teve como objetivo evidenciar discursos e praticas articulados em torno de uma educacao do corpo em Parques e Recantos Infantis na cidade de Campinas/SP entre os anos de 1940 e 1959. Atraves de uma pesquisa historica, conclui que os Parques e Recantos Infantis foram importantes instituicoes destinadas a assistencia, educacao, cultura e recreacao da populacao infantil, sendo pensados e orientados enquanto um projeto politico e pedagogico destinado ao controle da infância, mas tambem a constituicao das identidades local e nacional ainda nao estabelecidas como modernas, urbanas e racionais.


Educação e Pesquisa | 2016

Educação do corpo e higiene escolar na imprensa do Rio de Janeiro (1930-1939)

Edivaldo Góis Junior; Leonardo Mattos da Motta Silva

No Rio de Janeiro, na decada de 1930, uma presenca mais efetiva de intelectuais em cargos governamentais poderia garantir a efetivacao de uma serie de estrategias que visava a construcao de uma reforma mais ampla da sociedade pautada pela modernidade, que residia tambem nas reformas de habitos, como a higiene e a educacao do corpo. Sendo o Rio de Janeiro, o centro administrativo da Republica, haveria a necessidade de articulacao entre as politicas governamentais no âmbito da educacao e saude sobretudo naquela cidade. Na analise desse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar a influencia e o impacto de estrategias higienistas sobre o cotidiano das escolas. O estudo teve como fontes, principalmente, os jornais O Paiz e o Jornal do Brasil no periodo de 1930 a 1939. O corpo documental foi composto por 37 artigos de jornal, sendo que 21 foram analisados nesta pesquisa, pois envolviam as categorias especificas “medicina escolar”, “higiene escolar” e “educacao higienica”. A hipotese versava sobre uma influencia limitada dos intelectuais, havendo uma distância entre o que era pensado e o que era executado. Contudo, os resultados obtidos permitem considerar uma aproximacao entre os discursos e as praticas pedagogicas influenciada pela participacao efetiva de intelectuais como Fernando de Azevedo e Anisio Teixeira, por exemplo, na organizacao da educacao no Rio de Janeiro, sobretudo no inicio da decada de 1930.

Collaboration


Dive into the Edivaldo Góis Junior's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Mirian Kormann Hauffe

Federal University of Rio de Janeiro

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Carmen Lúcia Soares

State University of Campinas

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Hugo Rodolfo Lovisolo

Rio de Janeiro State University

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

André Dalben

Universidade Estadual de Londrina

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Antonio Jorge Gonçalves Soares

Federal University of Rio de Janeiro

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Elaine Prodócimo

State University of Campinas

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge