Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos is active.

Publication


Featured researches published by Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos.


Revista Gestão Industrial | 2005

METODOLOGIA DE NEGOCIAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO: UMA ALAVANCA PARA O PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; João Luiz Kovaleski

A busca de formas, meios e estrategias apoiadas e estimuladas por politicas de governo que permitam o desenvolvimento favoravel de um entorno para a inovacao tecnologica, constituido por todos os segmentos sociais, tornam estreitas as atividades de cooperacao entre as Universidades e as Empresas de forma que esses parceiros se complementem e promovam maior capacitacao tecnologica e desenvolvimento economico. O sucesso dessas parcerias, pautado sob o caminho das negociacoes, depende da gestao eficiente das interfaces - desde o alinhamento de percepcoes dos cooperantes a respeito de quais sao os diferentes objetivos visados, a relacao e os condicionantes que cada cultura impoe, ate o gerenciamento dos projetos e atividades envolvidas na transformacao dos objetivos estipulados em resultados tangiveis. A existencia de um encaminhamento metodologico para negociacao entre universidade-empresa-governo contribui para o aprimoramento e ampliacao das relacoes com parceiros e facilita a transferencia de tecnologia das universidades para as empresas, constituindo-se importante vetor para o processo de inovacao tecnologica. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho e apresentar uma proposta de metodologia de negociacao entre universidade-empresa-governo considerando a necessaria resposta qualitativa a questao: como conduzir o processo de negociacao na relacao universidade-empresa-governo em transferencia de tecnologia? Portanto, a natureza basica do estudo em questao e caracterizada como exploratoria, tendo em vista que buscamos maior compreensao a respeito do problema da interacao universidade-empresa-governo e a identificacao dos processos de negociacao.


Revista Polyphonía | 2016

Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área

Virgínia Ostroski Salles; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos

Este artigo, apresenta parte de uma pesquisa teorico reflexiva, que tem como proposta desenvolver reflexoes sobre a Ecoformacao e Transdisciplinaridade, tendo como subsidio o “Decalogo da Transdisciplinaridade e Ecoformacao”, organizado por pesquisadores da area (2007), na cidade de Barcelona (Espanha). Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer nossa perspectiva como cidadaos planetarios e construir uma nova cidadania, evidenciando caminhos para a sustentabilidade do planeta. A pesquisa, tem sua base no pensamento complexo, detidamente nos estudos de Edgar Morin, procurando as aproximacoes entre a complexidade, a transdisciplinaridade e a Ecoformacao, de maneira integradas e complementares. Neste artigo esta aproximacao tematica se dara pela via da analise do “Decalogo” proposto como elemento central.


Revista Competitividade e Sustentabilidade | 2015

Competitividade e Inovação Regional

Andriele de Prá Carvalho; Dálcio Roberto dos Reis; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; Lindomar Subtil de Oliveira

Um ambiente favoravel ao compartilhamento de informacoes e propicio a inovacao e capaz de proporcionar o progresso economico e social. Este artigo objetiva propor uma metodologia de estudo para tracar estrategias para promover a Inovacao Tecnologica. Os dados foram levantados atraves de abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo caracterizou-se como exploratorio, descritivo e de levantamento. A partir de um mapeamento do espectro industrial da regiao de Francisco Beltrao, foram identificados os indices de inovacao as empresas atuantes em areas de maior relevância economica. Foram entrevistadas as empresas de modo a analisar o conhecimento dessas empresas frente as leis que incentivam a inovacao e o conhecimento sobre as acoes impostas pelos stakeholders e pelo poder publico municipal. Foram, tambem, entrevistados os stakeholders, visando verificar a eficacia das acoes. Os principais resultados encontrados indicaram baixo indice geral de inovacao das empresas da regiao de Francisco Beltrao. Outro ponto foi o numero baixissimo de empresas que conheciam as leis e incentivos. O maior indice de conhecimento dessas leis e acoes dos stakeholders foram das empresas participantes do unico nucleo de empresas da cidade visando a inovacao tecnologica. Foram propostas estrategias para promover a Inovacao Tecnologica.


Revista Brasileira De Tecnologia Agroindustrial | 2014

ELABORAÇÃO DE BOLO DE MEL ENRIQUECIDO COM FIBRAS DO BAGAÇO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA

Nathalie Hamine Panzarini; Andrea Rabbers; José Luiz Ferreira da Trindade; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; Maria Helene Giovanetti Canteri; Juliana Vitória Messias Bittencourt

A industria cervejeira, ao longo de seu processamento, gera grandes quantidades de residuo, um dos mais descartados e o da materia prima utilizada para a preparacao do mosto cervejeiro, conhecido como bagaco de cerveja. Esse residuo constituido por um alto teor fibras e destinado em sua grande maioria para a alimentacao animal. As fibras alimentares vem despertando interesse de especialistas das areas de nutricao e saude por seus beneficios a saude. Foi utilizado mel nas formulacoes por tambem ser um alimento com propriedades beneficas a saude. O consumo de mel no Brasil e considerado baixo comparado a outros paises, a utilizacao do mesmo nas formulacoes possibilita o aumento de seu consumo com uma nova opcao, alem da “in natura”, a forma mais consumida. Esse trabalho teve como objetivo elaborar um produto destinado a alimentacao humana a base de bagaco de cerveja e mel, bem como promover sua avaliacao e estimar o nivel de aceitabilidade. Foram elaboradas duas formulacoes finais, com 7% e 10,5% de bagaco de cerveja. O bagaco de cerveja utilizado apresentou 40% de fibras e os produtos elaborados podem ser denominados como ”rico em fibras” por apresentarem mais de 6% de fibras em sua composicao. Ambas as formulacoes de bolo de mel enriquecido com fibras classificaram-se dentro dos padroes microbiologicos tornando-se seguros ao consumo. O indice de aceitabilidade (IA%) foi maior que 80% nos atributos: impressao global, cor, aroma, textura e sabor. Com os resultados obtidos espera-se valorizacao do residuo, aumentando seu valor agregado e consequentemente, trazendo beneficios para industria cervejeira.


Revista Gestão Industrial | 2011

MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (NTI) PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ – BRASIL

Andriele de Prá Carvalho; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; Dálcio Roberto dos Reis

Estudos teoricos sugerem que a capacidade inovadora das empresas contribui para o Desenvolvimento Regional e consequentemente para o aumento da competitividade local. Por abranger as relacoes entre o social, economico, tecnologico e cultural, este estudo aponta a importância de um modelo participativo ancorado pela lideranca e sociedade, em busca da disseminacao e transferencia do conhecimento tecnologico. Dessa forma, este artigo propos investigar os mecanismos de Transferencia de Tecnologia do APL de TI, denominado Nucleo de Tecnologia da Informacao (NTI) da regiao Sudoeste do Parana-Brasil, mapeando as empresas participantes, identificando esses mecanismos e analisando quais sao suas influencias para o Desenvolvimento Regional. A pesquisa definiu-se como qualitativa e quantitativa, e se fundamentou com base em entrevistas e analise de documentos para levantar as atividades prestadas pelo NTI e confirmar os resultados desses mecanismos de transferencia de tecnologia as empresas associadas. Concluiu-se que, com os resultados apresentados e confirmados pelas empresas atuantes, os mecanismos de transferencia de tecnologia disponibilizados pelo NTI contribuiram para as Inovacoes e consequentemente para o Desenvolvimento Regional .


Revista Gestão Industrial | 2007

TECNOLOGIA E HISTÓRIA: JOHAN GOUDSBLOM E NORBERT ELIAS

Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; Ademir Gebara

O desenvolvimento da tecnologia e o processo civilizador, no pensamento de Norbert Elias, sao ambos processos de longa duracao, nao planejados. Elias ao refletir sobre o tema “Techinization and Civilization” (1995), distancia a abordagem desse tema como mecanizacao, industrializacao, em suma ao periodo das maquinas, e recorre ao pensamento de Johan Goudsblom (1992) definido no livro “Fire and Civilization”. E nesta presenca do pensamento de Goudsblom que se pretende situar as reflexoes sobre tecnologia e historia, agregando-se a discussao outro trabalho mais recente “Mappae Mundi” (2002). O artigo propoe arrazoar algumas implicacoes da argumentacao de Goudsblom enfatizando uma perspectiva de longa duracao, as relacoes entre dependencia e interdependencia no processo de desenvolvimento tecnologico.


RAI: Revista de Administração e Inovação | 2013

A influência da cultura organizacional no processo de inovação: o caso da águia sistemas de armazenagem em Ponta Grossa, Paraná

Emilio Lourenço Morschel; Verlaine Lia Costa; Dálcio Roberto dos Reis; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos


Latin American Journal of Business Management | 2011

Inovação em métodos analíticos microbiológicos na indústria alimentícia

Marjory Xavier Rodrigues; Juliana Vitória Messias Bittencourt; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos; Dálcio Roberto dos Reis


Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia | 2017

A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia

Virgínia Ostroski Salles; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos


Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia | 2015

A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar

Rúbia Carla da Silva; Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos

Collaboration


Dive into the Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Antonio Carlos de Francisco

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Juliana Vitória Messias Bittencourt

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Cassiano Moro Piekarski

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

João Luiz Kovaleski

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Tiago Henrique de Paula Alvarenga

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Ademir Gebara

Federal University of Pernambuco

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Lindomar Subtil de Oliveira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Luan Carlos Santos Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Silvia Gaia

Federal University of Technology - Paraná

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge