Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where José Dionísio Gomes da Silva is active.

Publication


Featured researches published by José Dionísio Gomes da Silva.


Revista UNEMAT de Contabilidade | 2018

RECURSOS DE INVESTIMENTOS COM OBRAS E INSTALAÇÕES DOS ESTADOS BRASILEIROS E DO DISTRITO FEDERAL: ÍNDICE DE DESEMPENHO (2013 – 2015)

Maurício Corrêa da Silva; Fábia Jaiany Viana de Souza; José Dionísio Gomes da Silva; Adilson de Lima Tavares; Anailson Márcio Gomes

O objetivo desta investigacao e elaborar um indice de desempenho dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal na alocacao de recursos em obras e instalacoes com os valores destinados para as despesas de investimentos na execucao orcamentaria de 2013 a 2015, com a utilizacao de metrica quantitativa. Foi utilizado o metodo de pesquisa empirico-analitico, com suporte das Teorias dos Stakeholders e da Escolha Publica. Os dados sobre o indicador de comprometimento dos recursos de despesas de investimentos em obras e instalacoes foram extraidos do sitio eletronico da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Os resultados revelaram com base no ranking do Indice de Desempenho de Alocacao de Recursos com Obras e Instalacoes (IDROI), que os Estados de Alagoas, Paraiba e Mato Grosso ficaram nas primeiras posicoes (foram mais eficientes) e os Estados de Rondonia, Rio Grande do Sul e Parana ficaram nas ultimas posicoes (menos eficientes). Como principais stakeholders , no processo de avaliacao de resultados da gestao publica por indicador e indice de desempenho, destacam os cidadaos, os governos estaduais e distrital (gestores publicos) e os orgaos de fiscalizacao (Controladorias, Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal).


Hermes | 2018

ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DE RENDIMENTO DOS ALUNOS DAS CAPITAIS ESTADUAIS E DOS ESTADOS BRASILEIROS

Maurício Corrêa da Silva; Fábia Jaiany Viana de Souza; Adilson de Lima Tavares; José Dionísio Gomes da Silva

The purpose of this article was to assess whether the variables: expenditure of the function ‘education’ divided by the total population; expenditure of the function ‘education’ divided by the number of students, teachers and schools; expenditure of the function ‘education’ divided by the number of students; number of students divided by the number of teachers; number of students divided by the number of schools and the number of teachers divided by the number of schools may explain the performance of the students from the educational network under the responsibility of the State Capital Cities and of the Brazilian federal States, as measured by the Index of Opportunities of the Brazilian Education (Ioeb). The results highlighted associations in the Brazilian Capital Cities in which the performance obtained from the students in the Ioeb may improve as a result of an increase in the per capita public spending (function ‘education’) in relation to the entire population; that increase in the number of students per teacher may reduce the performance of the students in the Ioeb and that increase Electronic copy available at: https://ssrn.com/abstract=3540207


Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI | 2017

Ranking de Desempenho na Execução Orçamentária da Despesa em Funções de Governo em Municípios: Avaliação em um Único Índice (2002-2014)

Maurício Corrêa da Silva; Fábia Jaiany Viana de Souza; José Dionísio Gomes da Silva

O objetivo desta investigacao e avaliar o desempenho na execucao orcamentaria da despesa em funcoes de governo de competencia dos gestores publicos dos 50 municipios mais populosos brasileiros no ano de 2013, a partir do IDFG (Indice de Desempenho de Funcoes de Governo) dos anos de 2002 a 2014, com a utilizacao da Analise de Componentes Principais (ACP), a fim de elaborar um unico e estabelecer o ranking de desempenho. Foi utilizado o metodo de pesquisa empirico-analitico com o suporte das Teorias da Escolha Publica, Agencia e da Medicao. Os resultados evidenciaram com base no Indice de Desempenho de Funcoes de Governo unico (2002 a 2014), que os municipios de Sao Bernardo do Campo (SP), seguido de Santos (SP) e Sao Paulo (SP) obtiveram as primeiras posicoes no ranking de desempenho na execucao orcamentaria da despesa em funcoes de governo (mais eficientes). Nas ultimas posicoes (piores desempenhos) ficaram os municipios de Carapicuiba (SP), 48a posicao; Aparecida de Goiânia (GO), 49a e na ultima posicao (50a), o municipio de Sao Goncalo (RJ).


Revista Estudo & Debate | 2017

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GOVERNOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA POR FUNÇÕES SOCIAIS DE GOVERNO (2002-2014)

Maurício Corrêa da Silva; José Dionísio Gomes da Silva

O objetivo desta pesquisa e avaliar o desempenho dos gestores publicos municipais na alocacao dos recursos financeiros por meio da execucao orcamentaria da despesa em funcoes sociais de governo com metrica de gestao por indice. O metodo utilizado foi o empirico-analitico. O aspecto temporal para a analise de dados abrangeu o periodo de treze exercicios financeiros (2002 a 2014) com o criterio de avaliacao da eficiencia alocativa. Os resultados revelaram, com base no Indice de Desempenho de Funcoes Sociais (IDFS), que os municipios de Santos (SP) e Sao Bernardo do Campo (SP) ficaram nas primeiras posicoes (melhores desempenhos nas 9 funcoes de governo consideradas como sociais) e nas ultimas posicoes (menos eficientes), ficaram os municipios de Feira de Santana (BA), Carapicuiba (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Sao Goncalo (RJ) e Belem (PA). Com base na metrica utilizada, verificou-se que maiores gastos na execucao da despesa por funcoes de governo nao significa o melhor desempenho. O melhor desempenho (mais eficiente) esta relacionado com a aplicacao diversificada de recursos nas diversas funcoes de governo (variaveis) e nas funcoes que sao mais importantes no contexto do componente que integra o indice a partir dos componentes principais extraidos.


InterScience Place | 2017

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DA EDUCAÇÃO DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO DOS ANOS DE 1991, 2000 E 2010 EM UM ÚNICO ÍNDICE

Maurício Corrêa da Silva; Joana Darc Medeiros Martins; José Dionísio Gomes da Silva; Aneide Oliveira Araújo

O Indice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) apresenta tres dimensoes: educacao, longevidade e renda e alem de ser divulgado por municipios, e divulgado por Unidades da Federacao (UF). O objetivo desta investigacao e avaliar os IDHM-Educacao dos anos de 1991, 2000 e 2010 das Unidades da Federacao (UF), utilizando a tecnica da Analise de Componentes Principais (ACP), a fim de elaborar um unico indice e estabelecer o ranking de desempenho. Os IDHM-Educacao avaliam o acesso ao conhecimento medido pela composicao de indicadores de escolaridade da populacao adulta e do fluxo escolar da populacao jovem. O IDHM-Educacao e obtido atraves da media geometrica do subindice de frequencia de criancas e jovens a escola, com peso de 2/3, e do subindice de escolaridade da populacao adulta, com peso de 1/3. O IDHM-Educacao do ano de 1991 ficou na faixa de 0.155 (Tocantins) a 0.419 (Distrito Federal); em 2000 ficou na faixa de 0.282 (Alagoas) a 0.582 (Distrito Federal) e em 2010, de 0.520 (Alagoas) a 0.742 (Distrito Federal). A correlacao dos indices foi de 94.08% entre os anos de 1991 e 2000 e de 2000 para 2010, a correlacao foi de 95.70%. Foi utilizado o metodo de pesquisa empirico-analitico com base nos IDHM-Educacao divulgados pelo Programa das Nacoes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os resultados evidenciaram que o Distrito Federal, seguido do Estado de Sao Paulo e Rio de Janeiro obtiveram os melhores desempenhos da avaliacao em um unico indice dos IHDM-Educacao dos anos de 1991, 2000 e 2010. Os Estados do Para, Piaui e Alagoas apresentaram os piores desempenhos. O IDHM-Educacao do ano de 2000 foi o mais importante (maior valor) na composicao dos coeficientes que compoem a equacao de avaliacao de desempenho do componente 1.


Social Science Research Network | 2016

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos Estados e do Distrito Federal: Avaliação em um único índice. 2005-2013 (Development Index of Basic Education of the States and the Federal District: Evaluation in a Single Index: 2005-2013)

Maurício Corrêa da Silva; Fábia Jaiany Viana de Souza; José Dionísio Gomes da Silva; Erivan Ferreira Borges

Portuguese Abstract: O Indice de Desenvolvimento da Educacao Basica (IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um so indicador conceitos importantes para a qualidade da educacao. Foram divulgados no sitio eletronico do INEP, o IDEB por escola, municipio, unidade da federacao, regiao e Brasil, dos anos de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. O objetivo desta investigacao e elaborar um unico indice de desenvolvimento da educacao basica dos Estados e do Distrito Federal, a partir dos IDEB de 2005-2013, com a utilizacao da Analise de Componentes Principais (ACP). Para atingir o objetivo, foi elaborado um modelo teorico e empirico. Os resultados revelaram que o Estado de Minas Gerais apresentou o melhor desempenho no indice que sintetiza todos os IDEB ate agora divulgados pelo INEP com o escore de 4.2187, o qual foi considerado na escala de 0 a 1, como eficiente (1 = 100%) para, a partir do mesmo, identificar a porcentagem relativa da eficiencia dos demais Estados e do Distrito Federal. Os Estados do Parana e Sao Paulo ficaram, respectivamente na 2a e 3a posicao e os Estados do Rio Grande do Norte (25a), Alagoas (26a) e Bahia (27a) nas ultimas posicoes.English abstract: The Development Index of the Basic Education (IDEB) was created by the Anisio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP) in 2007 and represents the initiative of gathering important concepts for the quality of education in a single indicator. It was published in INEPs electronic website the IDEB per school, municipality, federal state, region and Brazil, of the years 2005, 2007, 2009, 2011 and 2013. The goal of this research is to create a single development index of the basic education of the States and the Federal District, from IDEB of 2005-2013, with the use of Principal Component Analysis. In order to achieve this goal, a theoretical and empirical model was developed. The results revealed that the State of Minas Gerais exhibited the best performance in the index that synthesizes all IDEBs announced so far by INEP with the score of 4.2187, which was considered in the 0 to 1 scale, as efficient (1 = 100%) so as to, from it, identify the relative percentage of the efficiency of the remaining States and the Federal District. The States of Parana and Sao Paulo were, respectively, in the 2nd and 3rd position and the States of Rio Grande do Norte (25th), Alagoas (26th) and Bahia (27th) were in the last positions.


Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI | 2016

COMPORTAMENTO HUMANO NA PRODUÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Charline Barbosa Pires; Maurício Corrêa da Silva; José Dionísio Gomes da Silva

A contabilidade comportamental estuda o impacto do comportamento humano na producao e interpretacao das informacoes contabeis. A ideia norteadora e de que a producao das informacoes contabeis e influenciada por variaveis que podem afetar o comportamento dos contadores e contadoras. O objetivo desta pesquisa e investigar se na percepcao dos docentes dos cursos de Ciencias Contabeis as variaveis crencas e valores, emocao, excesso de confianca, estado de humor, pressao por prazos, aversao a perda e aversao ao arrependimento podem afetar o comportamento dos contadores e contadoras na producao das informacoes contabeis. A investigacao foi instrumentalizada por intermedio de um questionario disponibilizado em sitio eletronico com quesitos que tratam de aspectos comportamentais que podem afetar o comportamento dos individuos, de um modo geral, e dos contadores e contadoras, de forma especifica. Foi obtida a participacao de 273 docentes que atuam em instituicoes de ensino localizadas em 20 estados da federacao e no Distrito Federal. Os resultados revelaram que na percepcao dos docentes participantes da pesquisa, por diferencas estatisticas, os contadores e contadoras sao capazes de reduzir os impactos das variaveis crencas e valores, emocao, excesso de confianca, estado de humor, pressao por prazos e aversao ao arrependimento por ocasiao da producao das informacoes contabeis em relacao as atividades gerais. A variavel aversao a perda nao apresentou significância estatistica.


Revista Capital Científico - Eletrônica | 2016

Development index of basic education of the States and the Federal District: evaluation in a single index: 2005-2013

Maurício Corrêa da Silva; Fábia Jaiany Viana de Souza; José Dionísio Gomes da Silva; Erivan Ferreira Borges

The Development Index of the Basic Education (IDEB) was created by the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP) in 2007 and represents the initiative of gathering important concepts for the quality of education in a single indicator. It was published in INEPs electronic website the IDEB per school, municipality, federal state, region and Brazil, of the years 2005, 2007, 2009, 2011 and 2013. The goal of this research is to create a single development index of the basic education of the States and the Federal District, from IDEB of 2005-2013, with the use of Principal Component Analysis. In order to achieve this goal, a theoretical and empirical model was developed. The results revealed that the State of Minas Gerais exhibited the best performance in the index that synthesizes all IDEBs announced so far by INEP with the score of 4.2187, which was considered in the 0 to 1 scale, as efficient (1 = 100%) so as to, from it, identify the relative percentage of the efficiency of the remaining States and the Federal District. The States of Paraná and São Paulo were, respectively, in the 2 nd and 3 rd position and the States of Rio Grande do Norte (25 th ), Alagoas (26 th ) and Bahia (27 th ) were in the last positions.


Atas da Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação | 2016

Total Cost of Ownership (TCO) Analysis as a Support for the Budget of Technological Resources

Alexandro Barbosa; Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima; José Dionísio Gomes da Silva

O Acto de gerir adquiriu ao longo do tempo uma crescente complexidade. Cada vez sao mais as incertezas quanto ao seu resultado, e cada vez maior o numero de variaveis que tendem a influencia-la. Como tal, os Sistemas de Informacao sao hoje um recurso chave no apoio a tarefa “Gerir”. Nunca foi tao importante explorar ao maximo toda a informacao que prolifera numa dada organizacao. “Gerir e decidir em cenario de incerteza, com suporte probabilistico e intuicao, na procura constante de antecipar o futuro, actuando o mais cedo possivel, com um determinado nivel de risco. A informacao constitui o recurso-chave para a reducao da incerteza na gestao empresarial. Saber gerir a informacao de forma a apoiar a gestao global da unidade economica, e actualmente um dos principais desafios que se coloca as empresas” [Zorrinho, Carlos 1995]. Aproveitar os meios que as TIC (Tecnologias de Informacao e Comunicacao) disponibilizam, passou a ser nao somente um factor de sucesso mas essencialmente um factor de sobrevivencia.Apresenta-se um sistema de apoio a decisao (SAD) cujo principal objectivo e aplicar metodos formais de apoio a decisao, no âmbito da gestao de uma rede rodoviaria. Partindo de uma analise efectuada a dados disponibilizados pelo Instituto para a Conservacao e Exploracao da Rede Rodoviaria (ICERR), foi adaptada uma estrutura de dados que permitiu eliminar as redundâncias, inconsistencias e lacunas detectadas. O Sistema de Informacao (SI) desenvolvido corresponde aos requisitos fundamentais de um sistema de apoio a decisao (flexibilidade e interactividade), e permite a visualizacao dos resultados em ambiente grafico. Integra um Sistema de Informacao Geografica (SIG) – ArcView - e um Sistema de Gestao de Bases de Dados Relacional (SGBDR) - 4th Dimension. O metodo de apoio a decisao implementado foi o ELECTRE TRI, por se abordar este caso como sendo um problema de afectacao, de situacoes observadas, a classes que sao pre-definidas a partir de situacoes de referencia. A classificacao em classes tem por objectivo permitir ao Agente de Decisao (AD) tomar decisoes de forma coerente e fundamentada, no que respeita a afectacao de recursos (sempre escassos) para as operacoes de conservacao de uma rede de estradas.Neste artigo aborda-se o tema gestao do conhecimento nas organizacoes, apresentando-se o estudo de caso do Departamento de Informatica da Universidade da Beira Interior. Estuda-se o processo de geracao, transmissao e partilha de conhecimento no contexto deste Departamento e, propoe-se um Modelo de Gestao do Conhecimento que facilite a interaccao entre as pessoas, armazene e favoreca a partilha de informacao e conhecimento no Departamento. No modelo proposto, consideram-se dois niveis: o nivel organizacional e o nivel aplicacional/tecnologico. Ao nivel organizacional sao abordados os aspectos que devem ser considerados para implementar um processo de gestao do conhecimento no Departamento. Ao nivel aplicacional e desenvolvido um Sistema de Gestao do Conhecimento integrado na intranet do Departamento, suportado em tecnologias que facilitam o armazenamento e a partilha de informacao e conhecimento e que inclui, nomeadamente, documentacao cientifica e administrativa, fora de discussao e “melhores praticas”. O sistema serve de suporte ao modelo em termos organizacionais. Como abordagem metodologica adequada para o desenvolvimento deste trabalho, foi escolhido um estudo de caso explicativo e interpretativo, recorrendo-se a triangulacao de metodos, atraves da administracao de um questionario, da observacao participante e da analise documental.Com a finalidade de auxiliar os usuarios, proporcionando recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informacoes, a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul implantou um Sistema Integrado de Gestao (Enterprise Resources Planning - ERP), apoiado por uma Arquitetura de Sistemas de Informacao (Information Systems Architecture - ISA). Este artigo apresenta algumas experiencias da implantacao do SAP/R3 e do uso do ARIS na reestruturacao da Unisul, para promover uma melhor integracao dos alunos, docentes e colaboradores aos processos de gestao universitaria, sendo que o aperfeicoamento e a manutencao destes sistemas e apoiada por um grupo de pesquisa, que tambem proporciona suporte e inovacao aos processos de aprendizagem que se vem praticando. Alem disso, descreve-se neste trabalho, uma abordagem do ensino de Reengenharia de Processos de Negocios (Business Process Re-engineering - BPR), considerando que mudancas tecnologicas possibilitam a execucao de tarefas, de modo bem diferente dos anteriores. Tendo em vista que a reestruturacao da universidade e a implantacao do ERP sao tarefas de longo prazo e que exigem melhorias continuas, o principal objetivo deste artigo e contribuir com a aplicacao de conceitos de integracao, mudancas organizacionais e tecnologicas nos procedimentos de ensino.Apresentamos um modelo para geracao automatica de programas para invocacao de transaccoes em sistemas ERP em operacao desconectada. O modelo estende estes sistemas para alem da sua natureza cliente-servidor tradicional, permitindo a existencia de um novo tipo de aplicacoes cliente, executaveis em PDA, capazes de invocar transaccoes das varias areas funcionais dos ERP. Este processo de geracao tem por base as API ja existentes nos ERP, permitindo a construcao de aplicacoes simples correspondentes aos processos elementares do negocio, com capacidade de sincronizacao com o sistema central.Compara-se neste artigo o papel dos Sistemas de Informacao e das Tecnologias de Informacao em duas industrias: texteis e do vestuario; e moldes de plastico. A comparacao e efectuada na optica da cooperacao entre empresas dessas industrias. A presenca mais intensa e generalizada de Sistemas Informacao e Tecnologias de Informacao na industria dos moldes de plastico favorece esta industria, na forma como se envolve em processos de cooperacao inter-organizacionais. A concentracao geografica das empresas das duas industrias em estudo, aponta para a existencia de clusters. No entanto, na industria de moldes de plastico, a evidencia de concentracao geografica das empresas ligadas a industria e mais forte do que para as industrias texteis e do vestuario. Este aspecto parece gerar maiores oportunidades de cooperacao.ERP implementation success is influenced by a large number of factors, which most of the times are difficult to measure objectively. User involvement and participation is one of the most cited critical success factors in ERP implementation projects, and one of the most critical ones for the their satisfactory outcome. This study attempts to define a set of metrics for monitoring user involvement and participation within ERP implementation projects by using the Goals/Questions/Metrics method. The results of this work are twofold. First, a literature review is presented on the user involvement and participation topic as related with ERP implementation projects. And second, a Goals/Questions/Metrics preliminary plan is proposed to monitor and control user involvement and participation within ERP implementation projects.


Sociedade, Contabilidade e Gestão | 2015

Qualidade da Auditoria no Brasil: Um Estudo do Julgamento dos Auditores Independentes na Aderência do Ajuste a Valor Presente nas Companhias de Construção e Engenharia Listadas na BM&F-Bovespa

Felipe Silva Moreira; José Emerson Firmino; Adelson Rodrigues dos Santos; José Dionísio Gomes da Silva; Maurício Corrêa da Silva

qualidade da auditoria demonstra ser um tema bastante complexo e de dificil mensuracao sobre o nivel de qualidade das auditorias realizadas no mercado brasileiro. As empresas listadas na Bolsa de Valores sao na maioria auditadas por empresas denominadas Big Four e nesse contexto o mercado atribui as firmas pretexto de maior qualidade em seus desempenhos quando comparados com as nao Big Four. No Brasil, casos recentes de escândalos financeiros aconteceram em paralelo ao processo de adocao as normas internacionais de contabilidade e auditoria e propicia momento para analisar a adequacao dos servicos de auditoria ao processo de convergencia. Diante do cenario, surge a problematica: As empresas de auditoria possuem qualidade uniforme, baseando-se no criterio tecnico de seu julgamento quando da adocao adequada do CPC 12 -- Ajuste a valor presente pelas companhias abertas brasileiras? O objetivo consiste em investigar a uniformidade da qualidade dos servicos realizados pelas firmas de auditoria no Brasil sobre as companhias abertas brasileiras, baseando-se na adocao a Deliberacao CVM no 564/08. A pesquisa consistiu na analise dos relatorios contabeis, formulario de referencia e dos auditores das companhias do setor de Construcao e Engenharia entre os anos de 2010 e 2011, revelando entre seus principais resultados a ausencia de qualidade uniforme no relatorio dos auditores independentes com base na adocao ao ajuste a valor presente

Collaboration


Dive into the José Dionísio Gomes da Silva's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Fábia Jaiany Viana de Souza

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Aneide Oliveira Araújo

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Erivan Ferreira Borges

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Maurí­cio Corrêa da Silva

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

José Emerson Firmino

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Adilson de Lima Tavares

Federal University of Rio Grande do Norte

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Célio da Costa Barros

Federal University of Paraíba

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Edilson Paulo

Federal University of Paraíba

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge