Máximo Daniel Lamela Adó
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Network
Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.
Publication
Featured researches published by Máximo Daniel Lamela Adó.
Educational Review | 2018
Julio Groppa Aquino; Sandra Mara Corazza; Máximo Daniel Lamela Adó
O presente ensaio tem como desafio perspectivar teoricamente a diade didatica-criacao, por meio da proposicao da docencia como um trabalho eminentemente poetico. Uma serie de pensadores – Gaston Bachelard, Paul Valery e Jacques Derrida, entre outros – e estrategicamente mobilizada a fim de sustentar a hipotese de uma imanencia poetica a atravessar a pratica docente, desde que esta seja concebida e efetivada por escritas e leituras na esteira de traducoes transcriadoras. O lastro conceitual que sustenta a argumentacao consiste na acepcao de traducao, legada por Haroldo de Campos, e de escrileitura , proposta por Sandra Mara Corazza. As discussoes encaminham-se para a defesa de um modo de conceber o trabalho didatico como um arranjo incessante de gestos que amalgamam leitura, escrita e traducao, redundando em uma especie de canto tradutorio cruzado entre alunos e professores.
Pro-Posições | 2017
Angélica Vier Munhoz; Máximo Daniel Lamela Adó
Este ensaio propoe atuar com as forcas artisticas de um curriculo a partir dos trabalhos de Sophie Calle e Georges Perec. De modo a embaralhar arte e vida, ambos os autores se prestam a um movimento de reducoes, de subtracoes tendo por base um minimalismo brutal e uma simplicidade crua. Nessa medida, tomada por ideias oulipianas e, em meio ao pensamento de Bachelard, busca-se um curriculo poeticamente inventariado, suspendendo as definicoes, as verdades, os julgamentos, os quadros de referencia, as atitudes preformatadas. Trata-se de um exercicio que deseja portar um falar de coisas comuns do cotidiano, do trivial e por vezes evidentes, mas que, no entanto, raramente recebem nossa atencao. Assim, mais do que qualquer outra coisa, pretende-se pensar em um curriculo que se efetuaria no encontro com diferencas tornadas visiveis, produzidas por impressoes sensiveis que se repetem singularmente a cada experiencia.
Revista Digital do LAV | 2016
Máximo Daniel Lamela Adó
This paper approaches a certain universe of the Borgean literature from three points unfolded in Education themes. They are signs attempting to point out to the reader an emphasis on the ways of reading as active precursors of an imagination police in Education. Such police converts literature into a device that composes, together with the reading act, a state of poetic humor that drags the classifying impetuses to the field of potencies of the imaginary. This emphasis on the ways of reading may be evidenced in the following aspects: 1) Borges’ invention (the subjectivation as a variation effect), 2) Knowledge as fabulation (the erosion of truth as essence), and 3) Anachronism as a didactic procedure (a didactics of ways of reading)
Educação e Pesquisa | 2017
Máximo Daniel Lamela Adó; Sandra Mara Corazza; Maria Idalina Krause de Campos
Cadernos De Pesquisa | 2017
Máximo Daniel Lamela Adó; Angélica Vier Munhoz
Quaestio: revista de estudos em educação | 2016
Máximo Daniel Lamela Adó; Sandra Mara Corazza
Archive | 2015
Maria Inês Côrte Vitória; Pricila Kohls dos Santos; Marcelo Oliveira da Silva; Máximo Daniel Lamela Adó; Maria Idalina Krause de Campos; Sandra Mara Corazza
Educação Por Escrito | 2015
Máximo Daniel Lamela Adó; Maria Idalina Krause de Campos; Sandra Mara Corazza
ETD: Educação Temática Digital | 2015
Máximo Daniel Lamela Adó; Sandra Mara Corazza
Archive | 2014
Máximo Daniel Lamela Adó; Sandra Mara Corazza
Collaboration
Dive into the Máximo Daniel Lamela Adó's collaboration.
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
View shared research outputsMaria Idalina Krause de Campos
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
View shared research outputs