Network


Latest external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Hotspot


Dive into the research topics where Ana Alice Vilas Boas is active.

Publication


Featured researches published by Ana Alice Vilas Boas.


RAC: Revista de Administração Contemporânea | 2011

Estágio Docência: um Estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras

Nathália de Fátima Joaquim; João Paulo de Brito Nascimento; Ana Alice Vilas Boas; Fernanda Tavares Silva

Nathalia de Fatima Joaquim * E-mail: [email protected] Universidade Federal de Minas Gerais – CEPEAD/UFMG Belo Horizonte, MG, Brasil. Joao Paulo de Brito Nascimento E-mail: [email protected] Universidade Federal de Lavras – UFLA Lavras, MG, Brasil. Ana Alice Vilas Boas E-mail: [email protected] Universidade Federal de Lavras – UFLA Lavras, MG, Brasil. Fernanda Tavares Silva E-mail: [email protected] Universidade Federal de Lavras – UFLA Lavras, MG, Brasil. * Endereco: Nathalia de Fatima Joaquim Rua do Ferro, 323, Niteroi, Divinopolis/MG, 35500-229.


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) | 2012

Entre o discurso praticado e a realidade percebida no processo de formação docente

Nathália de Fátima Joaquim; Ana Alice Vilas Boas; Alexandre de Pádua Carrieri

Este artigo visa compreender como vem acontecendo o processo de formacao de professores universitarios, por meio do Estagio Docencia, em duas instituicoes de ensino superior, uma publica e outra privada, situadas no estado de Minas Gerais. Durante o desenvolvimento deste trabalho surgiu a necessidade de comparar o que os pos-graduandos afirmavam ser a importância do Estagio Docencia e o que, de fato, era realizado durante as suas aulas na graduacao. Isto foi feito no intuito de tentar confrontar o discurso e a pratica dos professores estagiarios. Neste sentido, o objetivo e comparar os resultados entre os grupos investigados, identificando tracos comuns e dispares nas duas instituicoes de ensino superior estudadas. Para tanto, optou-se pela triangulacao de dados entre as respostas dos professores estagiarios que ministraram aulas na graduacao e as respostas dos discentes sobre o seu desempenho. Com isso, foi possivel identificar que os professores que estavam mais motivados apresentaram melhor desempenho. Observou-se que a motivacao destes professores estava relacionada a aquisicao de experiencia em sala de aula e a necessidade de adquirir uma proximidade com as atividades docentes. Alem disso, afirmaram que a docencia para eles teria um carater nao so profissional, mas tambem pessoal. Outra questao percebida nesta investigacao foi que os professores, de modo geral, nao conseguiram vincular teoria e pratica de maneira plena. Porem, notou-se que os professores estagiarios entendiam a importância desta articulacao, mas a falta de pratica, muitas vezes, era um limitante. E esta pratica estava relacionada nao so a pratica de ministrar aulas, mas tambem a vivencia de mercado. Neste sentido, a Instituicao de Ensino Superior (IES) privada apresentou um metodo de ensino diferenciado, sendo que nesta instituicao o pos-graduando pode vivenciar outras tres experiencias: Pesquisa, Empresa e Projeto Social. Os pos-graduandos da IES publica tambem foram questionados sobre a possibilidade de optar por outras vivencias. O resultado disso foi que a maioria (84,71%) afirmou que embora estas vivencias nao pudessem substituir o Estagio Docencia, seriam praticas interessantes por serem complementares a docencia. Percebe-se entao que a juncao de outras possibilidades de vivenciar a pratica, como em laboratorios de aprendizagem, constituiria uma alternativa a formacao de professores universitarios por viabilizar a construcao destes profissionais, de maneira mais completa.


Revista de Administração Pública | 2013

Análise do Plano de Desenvolvimento Institucional das universidades federais do Consórcio Sul-Sudeste de Minas Gerais

Glener Alvarenga Mizael; Ana Alice Vilas Boas; José Roberto Pereira; Thiago de Sousa Santos

As universidades federais, no contexto de Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais (Reuni), estao vivenciando um momento de expansao e grandes investimentos. Desse contexto macro, sete Instituicoes Federais de Ensino Superior (Ifes) do estado de Minas Gerais pactuam um acordo representado pelo Consorcio Sul-Sudeste de Minas Gerais com propostas de integracao academica e administrativa. Nesse sentido, a acao dos gestores publicos diante do desafio de realizar uma gestao que garanta a eficacia e a eficiencia organizacional deve-se pautar pelo instrumento de planejamento estrategico, representado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), criado pelo Decreto no 5.773/2006. A pesquisa consistiu na analise documental dos PDIs publicados nos sites das Ifes do Consorcio com o objetivo de avaliar o plano do ponto de vista burocratico com base nos estudos de Segenreich (2005). Da analise dos dados observou-se que o PDI nao e bem consistente no que se refere a quantificacao das metas, na descricao das acoes, dos recursos necessarios, dos prazos e dos responsaveis por sua implementacao.


Educação e Pesquisa | 2013

Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário?

Nathália de Fátima Joaquim; Ana Alice Vilas Boas; Alexandre de Pádua Carrieri

Este trabalho foi construido a partir de um estudo desenvolvido com o intuito de avaliar a viabilidade do estagio docente como alternativa a pratica do ensino. O alvo da pesquisa foram os pos-graduandos matriculados no estagio docente durante o ano de 2010 em uma universidade federal situada no Estado de Minas Gerias. O trabalho foi desenvolvido com base no metodo de estudo de casos em um programa de pos-graduacao em Administracao e a coleta de dados foi feita por meio de um unico questionamento sobre o sentido atribuido pelos pos-graduandos ao desenvolvimento do estagio. Para que fosse possivel interpretar os dados coletados, utilizou-se da analise de conteudo. Por meio da percepcao dos pos-graduandos, ressaltaram-se as contribuicoes, o sentido e as motivacoes de se realizar o estagio docente. Dessa forma, foi possivel identificar a necessidade de se adequar a disciplina em termos praticos para que haja um maior envolvimento de todos os sujeitos e para que os resultados produzidos coletivamente sejam melhores e mais efetivos. Por fim, constatou-se que o processo de formacao de professores nos programas de pos-graduacao stricto sensu demanda uma (re)integracao entre teoria e pratica, de modo que o envolvimento com o estagio docente pode ser uma forma interessante de se promover a pratica do ensino por parte dos pos-graduandos. Alem disso, para aqueles que estao mais envolvidos com a pesquisa e com a leitura tecnica de textos academicos, a maior motivacao apontada foi a reducao da distância experimentada entre teoria e pratica.


RAC: Revista de Administração Contemporânea | 2011

Tréplica - Formação Docente ou Científica: o Que Está em Destaque nos Programas de Pós-Graduação?

Nathália de Fátima Joaquim; Ana Alice Vilas Boas

Nathalia de Fatima Joaquim * E-mail: [email protected] Universidade Federal de Minas Gerais – CEPEAD/UFMG Belo Horizonte, MG, Brasil. Ana Alice Vilas Boas E-mail: [email protected] Universidade Federal de Lavras – UFLA Lavras, MG, Brasil. * Endereco: Nathalia de Fatima Joaquim Rua do Ferro, 323, Niteroi, Divinopolis/MG, 35500-229.


Revista de Administração da UFSM | 2017

Os discursos do empreendedorismo na administração pública brasileira: análise crítica de uma experiência contemporânea

Josiel Lopes Valadares; Valderí de Castro Alcântara; Ana Alice Vilas Boas; Magnus Luiz Emmendoerfer

This research aims to analyze the elements of social practice within the incorporation discourse of entrepreneurship in the recent experience of the public sector in the State of Minas Gerais. Data were collected on bibliographic and documentary data, using the theoretical and methodological approach of Critical Discourse Analysis (CDA). As a result, the Management Shock appears an ideological element that legitimizes the culture of management in the public sector through the neoliberal hegemonic discourse. By using this strategy, the Public Administration becomes permeated by the market logic that transforms it into a competitive and results searching environment causing typical problems of the capitalist modus operandi. In this regard, the shock spreads the culture of management, naturalizing the values and practices of the business world and discursively legitimizes this model as a necessary and viable option (what is said), while erasing inconsistencies, limitations and ills of the process (silences). In this article these pathways are questioned and the importance of democratization processes lined by citizenship, participation and deliberation is emphasized.


Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) | 2015

Indicadores De Gestão De Pessoas E Gestão Do Conhecimento De Hospitais Do Sul De Minas Gerais: Uma Análise Comparativa / Indicators Of People Management And Administration Of The Hospitals Minas Gerais South Of Knowledge: A Comparative Analysis

Ana Alice Vilas Boas; Nayara Rezende Silva; Ana Alice de Souza Pires; Eduardo Fráguas Adell; Raquel Finamor Cardoso

RESUMO Os hospitais sao organizacoes altamente especializadas e inseridas em um ambiente complexo e hostil, estando sob a influencia de variaveis politicas, economicas e sociais. Desse modo, caracterizam-se como instituicoes que necessitam de gestao administrativa especializada e competente para que o servico prestado seja eficiente e de qualidade. Neste contexto, o presente trabalho traz a tona a discussao sobre a importância da utilizacao de ferramentas administrativas, buscando responder as seguintes perguntas: Como a gestao de pessoas influencia a gestao administrativa dos hospitais? Como a gestao do conhecimento pode impactar no desenvolvimento de hospitais do Sul de Minas? Assim sendo, o artigo concentra esforcos na aplicacao de um questionario publicado pelo Instituto Peabiru, financiado pela Fundacao Avina, no ano de 2001, que engloba sete indicadores. Sendo que este estudo aborda dois destes indicadores, gestao de pessoas e gestao do conhecimento, que podem ser utilizados como instrumento complementar para que as organizacoes avaliem suas atividades, identifiquem pontos prioritarios e estabelecam politicas e diretrizes que sejam capazes de otimizar os seus resultados. Os dois hospitais apresentam indices relativamente baixos de Gestao de Pessoas, mas os indices de Gestao do Conhecimento sao bem melhores nos dois hospitais. Palavras-Chaves: Hospitais Publicos . Indicadores de Sustentabilidade. Gestao de Pessoas. ABSTRACT Hospitals are highly specialized organizations and they are inserted in a complex and hostile environment, being under the influences of political, economic and social variables. That way, these institutions need special and competent administrative management, generating a service with efficiency and quality. In this context, this research brings up the discussion of applicability of administrative tools aiming to answer the following questions: How the Human Resources Mangement influence the hospitals management? How the knowledge management can affect the development of hospitals situated in south region of Minas Gerais? Thus, this article gives attention to the application of a questionnaire published by Peabriu Institute, financed by Avina Foundation, in 2001 that involves seven indexes. In this research, two indexes were analyzed: human resources management and knowledge management in order to be used as complementary tools, so the organizations may evaluate their activities, identify priority issues and set up policies and guidelines able to reach and to optimize goals. Both hospitals presented relatively low indexes of Human Resources Management, but the indexes of Knowledge Management are much better at the two hospitals. Keywords: Public Hospitals. Sustainability Index. Human Resources.


Revista FSA | 2015

Considerações Sobre O Uso Do Método Etnográfico Para A Compreensão Da Cultura Organizacional / Considerations On The Use Of The Ethnographic Method For Understanding The Organizational Culture

Alessandro Vinicius de Paula; Christiane Batista de Paulo Lobato; Lauisa Barbosa Pinto; Ana Alice Vilas Boas

RESUMO O presente ensaio discute algumas aplicacoes e limitacoes do uso do metodo etnografico como forma de compreensao e estudo da cultura organizacional. Pesquisar tal tema mostra-se relevante, pois o estudo do metodo etnografico - objetivando a compreensao da cultura organizacional - pode fornecer importantes pistas para a compreensao e identificacao dos processos que formam as instituicoes. Grande parte da bibliografia se ocupa de investigar setores e processos pontuais em diferentes organizacoes. No entanto, o metodo etnografico fica apenas referenciado nos topicos de metodologia e/ou resultados, nao havendo, contudo, sugestoes de formas inovadoras de aplicacao e tambem ha pouco debate sobre suas limitacoes. Ressalta-se que, a medida que obtenham relatos mais densos dos problemas enfrentados pelos pesquisadores durante o processo e as solucoes apresentadas para resolve-los, novos caminhos e descobertas podem ser utilizadas por pesquisadores em futuras pesquisas, possibilitando uma etnografia mais profunda - com a construcao de descricoes densas - e o historico de dificuldades e construcao de novos olhares sobre suas problematicas, para intervencoes mais eficazes e condizentes com a realidade organizacional. Tais informacoes sao primordiais para a elaboracao de politicas de gestao que visem um processo de implantacao de mudanca organizacional atenta as demandas das instituicoes. Palavras-chave: metodo etnografico. cultura organizacional. ciencias sociais. ABSTRACT This paper discusses some applications and limitations of the use of ethnographic methods as a way of understanding and study of organizational culture. Search this topic shows to be relevant because the study of ethnographic method - aims at the understanding of organizational culture - can provide important clues to understanding and identifying processes that form the institutions. Much of the literature is concerned with investigating specific industries and processes in different organizations. However, the ethnographic method is only referenced in the topics of methodology and/or results, however not, have suggestions for innovative ways of application and there is little debate about its limitations. It is emphasized that as we get more dense reports of problems faced by researchers during the process and the solutions proposed to solve them, and discovered new paths can be used by researchers in future research, enabling a deeper ethnography - with the construction dense descriptions - and historical difficulties and construction of new perspectives on their problems, for more effective and consistent with the organizational reality interventions. This information is essential for the development of management policies that aim the process of deploying attentive to the demands of the institutions organizational change. Keywords: ethnographic method. organizational culture. social sciences.


Revista de Administração Pública | 2013

Analysis of the Institutional Development Plan of South-Southeast Consortium of Federal Universities

Glener Alvarenga Mizael; Ana Alice Vilas Boas; José Roberto Pereira; Thiago de Sousa Santos

As universidades federais, no contexto de Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais (Reuni), estao vivenciando um momento de expansao e grandes investimentos. Desse contexto macro, sete Instituicoes Federais de Ensino Superior (Ifes) do estado de Minas Gerais pactuam um acordo representado pelo Consorcio Sul-Sudeste de Minas Gerais com propostas de integracao academica e administrativa. Nesse sentido, a acao dos gestores publicos diante do desafio de realizar uma gestao que garanta a eficacia e a eficiencia organizacional deve-se pautar pelo instrumento de planejamento estrategico, representado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), criado pelo Decreto no 5.773/2006. A pesquisa consistiu na analise documental dos PDIs publicados nos sites das Ifes do Consorcio com o objetivo de avaliar o plano do ponto de vista burocratico com base nos estudos de Segenreich (2005). Da analise dos dados observou-se que o PDI nao e bem consistente no que se refere a quantificacao das metas, na descricao das acoes, dos recursos necessarios, dos prazos e dos responsaveis por sua implementacao.


Revista de Administração Pública | 2013

Análisis del Plan de de las Universidades Federales del Consorcio Sur-Sureste de Minas Gerais

Glener Alvarenga Mizael; Ana Alice Vilas Boas; José Roberto Pereira; Thiago de Sousa Santos

As universidades federais, no contexto de Reestruturacao e Expansao das Universidades Federais (Reuni), estao vivenciando um momento de expansao e grandes investimentos. Desse contexto macro, sete Instituicoes Federais de Ensino Superior (Ifes) do estado de Minas Gerais pactuam um acordo representado pelo Consorcio Sul-Sudeste de Minas Gerais com propostas de integracao academica e administrativa. Nesse sentido, a acao dos gestores publicos diante do desafio de realizar uma gestao que garanta a eficacia e a eficiencia organizacional deve-se pautar pelo instrumento de planejamento estrategico, representado pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), criado pelo Decreto no 5.773/2006. A pesquisa consistiu na analise documental dos PDIs publicados nos sites das Ifes do Consorcio com o objetivo de avaliar o plano do ponto de vista burocratico com base nos estudos de Segenreich (2005). Da analise dos dados observou-se que o PDI nao e bem consistente no que se refere a quantificacao das metas, na descricao das acoes, dos recursos necessarios, dos prazos e dos responsaveis por sua implementacao.

Collaboration


Dive into the Ana Alice Vilas Boas's collaboration.

Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

José Roberto Pereira

Universidade Federal de Lavras

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Glener Alvarenga Mizael

Universidade Federal de Lavras

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Nathália de Fátima Joaquim

Universidade Federal de Minas Gerais

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar
Top Co-Authors

Avatar

Alessandro Vinicius de Paula

Universidade Federal de Mato Grosso

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Graciela Dias Coelho Jones

Federal University of Uberlandia

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Lauisa Barbosa Pinto

Universidade Federal de Lavras

View shared research outputs
Top Co-Authors

Avatar

Thiago de Sousa Santos

Universidade Federal de Lavras

View shared research outputs
Researchain Logo
Decentralizing Knowledge